Candidatos Processo Seletivo

15 atitudes inaceitáveis em uma entrevista de emprego

atitudes inaceitaveis em uma entrevista de emprego

Durante uma entrevista de emprego existem alguns comportamentos que são inadequados, trazendo desconforto para o recrutador e a inevitável reprovação do candidato à vaga pleiteada. Para que você não faça parte desta estatística, que tal conferir estas 15 atitudes inaceitáveis na entrevista de emprego? Veja só:

1. Desinteresse

Demonstrar desinteresse pela oportunidade de emprego ou pelo entrevistador causa má impressão e faz com que o entrevistador desista logo da sua candidatura, portanto, se não há interesse na vaga, deixe isso claro ao receber o convite para a entrevista.

2. Não conhecer a empresa

Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, o candidato deve se preparar o máximo possível, reunindo informações sobre a empresa e os negócios que ela faz. O intuito não é ser arrogante, mas sim demonstrar interesse pela empresa e pelo mercado em que ela atua.

3. Vestimenta inadequada

Cada empresa possui uma cultura, e você precisa conhecê-la minimamente para não errar feio na vestimenta. Pesquise na internet sobre a empresa, veja o site, se conhecer alguém que trabalha nela, pergunte como vestir-se para a entrevista. Estar adequado à cultura organizacional da empresa é um grande diferencial na hora da contratação, e como farão parte da sua apresentação pessoal, as roupas farão grande diferença para a entrevista de emprego.

4. Falar mal do antigo empregador

A pergunta que está presente em toda entrevista de emprego é: por que você saiu (ou quer sair)? Neste momento, não fale mal da empresa anterior, seja sincero e diga suas razões sem comprometer ninguém. “Não me adequei à cultura da empresa”, “não estou satisfeito com as minhas atividades”, “estou em busca de novos desafios” etc.

5. Ansiedade

Demonstrar ansiedade em demasia durante a entrevista, falar o tempo todo, cortar a fala dos outros e ficar movimentando as mãos demais podem deixar o entrevistador nervoso e acabar com suas chances de contratação. Lembre-se: o corpo fala!

6. Falar demais

Entre as diversas dicas para uma entrevista de emprego, esta é uma que merece grande atenção. Alguns candidatos tomam conta da entrevista e falam mais do que o recrutador, o que acaba por expô-los demais e fazer com que o recrutador repense a opção de contratação.

Quem fala demais aumenta a possibilidade de falar alguma besteira ou entrar em contradição durante a entrevista com o empregador. Pense nisso!

7. Semblante fechado

Seja cordial sempre que for a uma entrevista de emprego, sem sorrisos abertos demais e sem semblante fechado. Saber dosar o nível de excitação neste momento é imprescindível.

8. Não olhar o entrevistador nos olhos

Olhar o seu entrevistador nos olhos passa credibilidade, a não ser que você esteja mentindo. Olhar para os lados, desviar o rosto enquanto fala, demonstra desinteresse por aquele momento, mina o interesse do entrevistador por você. Lembre-se, você deve demonstrar durante sua entrevista que é o profissional ideal para a vaga, e neste o olho no olho é fundamental!

9. Mentira

Mentir em uma entrevista de emprego pode até funcionar num primeiro momento, mas fatalmente alguém descobrirá. Desta forma, opte pela sinceridade e deixe tudo às claras. Sempre.

10. Insegurança

A insegurança tira a credibilidade do candidato, ainda mais quando questionado sobre algum tema delicado. Seja firme em suas respostas, sem ser grosseiro.

11. Falta de fluência verbal

Exercitar a fluência verbal é crucial para um bom relacionamento interpessoal, assim como para que você consiga se expressar bem. Quando um candidato não consegue se expressar em palavras, sua credibilidade fica comprometida, diminuindo muito as chances de se sair bem no processo seletivo.

12. Falta de clareza e objetividade

Ficar circulando demais na resposta demonstra que você não está preparado para assumir a posição, por isso, seja o mais objetivo possível na hora de responder às perguntas. Esta é uma das grandes queixas dos recrutadores em relação aos candidatos na hora da entrevista.

13. Fugir ao que está sendo perguntado

Dar respostas evasivas e fugir ao que está sendo perguntado compromete o seu desempenho na entrevista, demonstrando insegurança, mentira ou falta de conhecimento. Os recrutadores normalmente são experientes e logo percebem esse tipo de atitude.

14. Atender o celular durante a entrevista

Durante uma entrevista de emprego seu celular deve ficar desligado, ou então no silencioso. Falar ao celular é uma das coisas que você deve evitar ao máximo durante um processo seletivo, salvo em uma situação muito atípica. Neste último caso, comunique ao entrevistador antes do início da entrevista que, caso seu telefone toque, talvez você precise atendê-lo. Tudo deve ser conversado, mas evite ao máximo mexer no aparelho!

15. Atraso

Chegar atrasado a uma entrevista de emprego reflete uma imagem de descompromisso com a oportunidade. Sendo assim, caso aconteça algum imprevisto, ligue para a empresa informando e pedindo orientações, se deve remarcar ou pode ir mesmo atrasado.

Você já fez muitas entrevistas de emprego? Cometeu ou viu alguém cometendo alguma gafe? Compartilhe com a gente nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: