Candidatos Carreira

3 benefícios de fazer intercâmbio para quem está no começo da carreira

De acordo com a Associação do Setor de Empresas de Intercâmbio, aproximadamente 230 mil brasileiros fizeram intercâmbio em 2014, um número considerado alto em relação ao histórico dessa prática no Brasil. Ainda assim, muitos estudantes e profissionais recém-formados não conhecem bem os benefícios do intercâmbio para suas carreiras.

Se você é uma dessas pessoas, ou já está considerando ter essa experiência, mas ainda se pergunta se vale a pena, continue lendo para descobrir os três principais benefícios de fazer intercâmbio logo no início da jornada profissional!

Expansão de conhecimentos práticos e aprimoramento do idioma

Realizar um intercâmbio é ter a possibilidade de aprender muito na prática. Além de poder ampliar seus conhecimentos e sua experiência tendo uma vivência profissional em outra cultura e, com isso, se manter atualizado com as tendências internacionais de sua área de atuação, o intercambista também tem a chance de aprender um segundo idioma da melhor maneira possível: se relacionando com os nativos.

Em outras palavras, além de trazer para sua vida profissional o conhecimento adquirido em outro país — por isso a importância de escolher corretamente o local onde se vai estudar —, o intercambista também pode voltar ao Brasil com o diferencial de falar com fluência um segundo idioma. Isso o ajudará a fazer negócios e interagir com estrangeiros de uma forma mais fácil e fluida, destacando-se num mercado que está cada vez mais competitivo.

Salto substancial na carreira e valorização no mercado de trabalho

Fazer intercâmbio também representa um incremento imenso no currículo profissional e um ótimo diferencial perante os demais candidatos a uma oportunidade de trabalho. Para cargos de alta hierarquia, por exemplo, são muito valorizados os profissionais com vivência no exterior, pois conclui-se que eles sabem lidar com as diferenças, resolver problemas e enfrentar desafios.

Ao adquirir conhecimentos de outras culturas e voltar com ideias inovadoras, a capacidade de empreender também pode ser aumentada. Depois de vivenciar cenários muito diferentes do Brasil, novas ideias podem surgir com mais facilidade.

As realidades do país onde foi feito o intercâmbio também podem ser adaptadas o cenário nacional — numestudo realizado pelo Sebrae, constatou-se que, de cada 100 brasileiros que empreendem, 71 são motivados por perceberem oportunidades de inovar  e não pelas necessidades já latentes no mercado.

Expansão da visão de mundo e possibilidade de atuação global

O mundo está cada vez mais globalizado. Alguém que nasceu em Bangladesh, por exemplo, pode perfeitamente fazer carreira em Nova York, desde que esteja preparado para isso — e esse é um dos maiores benefícios do intercâmbio para quem tem ambição de trabalhar fora do Brasil.

As chances de atuação global aumentam muito quando o profissional inicia sua carreira com um intercâmbio (para estudo, trabalho ou estágio) em outro país. Além disso, é claro, sua visão de mundo é significativamente ampliada, o que melhora habilidades muito apreciadas pelo mercado de trabalho — sobretudo pelas grandes corporações —, como flexibilidade, adaptação às mudanças, trabalho sob pressão etc.

Que tal? Você gostou de conhecer os benefícios do intercâmbio para quem está começando uma carreira profissional? Tem mais alguma dúvida ou quer dar os primeiros passos nessa direção? Deixe um comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: