Candidatos Carreira

4 dicas para encontrar o emprego perfeito!

dicas para encontrar o emprego perfeito

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Você sofre constantemente com a necessidade de se destacar e de se atualizar. Mas e sua satisfação em relação ao trabalho? Você gosta do emprego no qual você está atualmente? Ainda que ele não seja seu emprego dos sonhos, ele faz parte de um projeto maior, que visa ao alcance de novas posições profissionais?

É muito importante que essa reflexão seja feita, porque cada posto de trabalho possui características próprias, principalmente se levados em consideração os perfis de cada empresa. Se você passa por esse dilema em relação ao mercado de trabalho, veja as principais dicas que você deve saber para encontrar o emprego perfeito:

1 – Descubra seu perfil

Independentemente da área em que você se formou, o primeiro passo para a escolha do emprego ideal é descobrir qual é seu perfil como empregado. Você tem características de líder, ou de membro de uma equipe? Prefere tarefas individuais ou coletivas? Essa é uma das principais perguntas que você deve fazer antes de procurar um emprego.

Para isso, é importante observar como você se comporta em situações de estresse profissional, como prefere aprender e se relacionar com os colegas de trabalho etc. Muitas dessas características podem ser observadas antes mesmo da entrada no mercado de trabalho, no âmbito familiar ou escolar. Essas informações contribuem para que você escolha um emprego que mais adeque a suas características pessoais. De nada adianta estar em um emprego altamente cobiçado no mercado de trabalho, se seu perfil não se encaixa nele.

2 – Qual é a faixa salarial que você pretende ganhar?

Seja realista nesse ponto, pois essa não é meramente uma decisão econômica. Os níveis salariais pretendidos decorrem de uma conjunção de fatores: salário médio do mercado; sua formação acadêmica e técnica; sua experiência profissional; etc. Por essa razão, é importante verificar em qual patamar você se encaixa entre os profissionais da sua área para, só então, selecionar empregos de acordo com as faixas salariais. Não podemos nos esquecer, entretanto, que você deve estabelecer um mínimo salarial que está disposto a ganhar, até mesmo em razão de suas necessidades financeiras e orçamentárias. Além do salário-base, leve em consideração vantagens, benefícios e outras condições do contrato de trabalho, fatores que devem ser analisados com muito cuidado em busca por um emprego perfeito para você.

3 – Verifique a reputação da empresa no mercado

Antes de escolher em qual empresa pretende trabalhar, é importante que você pesquise bem como o mercado percebe aquela organização, o que ela pode acrescentar ao seu currículo (caso você pretenda alçar novas posições no futuro, em outras empresas) e quais serão as oportunidades de crescimento profissional por meio desse emprego. Isso pode ser feito por meio de pesquisa na internet, conversa com amigos e colegas de trabalho.

4 – Reflita sobre as condições de trabalho

As condições de trabalho envolvem diversos fatores, que devem ser minuciosamente considerados: tempo de deslocamento de sua casa até o trabalho; vantagens e benefícios oferecidos pela empresa; reputação da empresa entre ex-empregados e colegas de trabalho; respeito à legislação trabalhista; entre outros aspectos. Pensar sobre esses pontos não é mera questão de comodidade. Isso influi diretamente na qualidade de vida e de trabalho que você terá no curso de sua trajetória profissional.

Que tal já começar a busca pelo emprego que tanto sonha? Cadastre seu currículo gratuitamente no portal de vagas Contratanet e concorra às melhores vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: