Candidatos Carreira

4 dificuldades de todo jovem em início de carreira e como enfrentá-las

A primeira entrevista, com as mãos suadas e as palavras decoradas na cabeça. O primeiro telefonema, com a notícia de que você foi aprovado em um processo seletivo. O primeiro emprego, quando a incerteza e a insegurança são constantes. Você está passando por essas situações? Fique tranquilo, pois não está sozinho. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de jovens que procura emprego saltou de 12% para 16% nesse ano.

Sabemos que o início de carreira é um dos momentos mais turbulentos na vida de qualquer profissional — mas calma, a situação pode ser amenizada com algumas estratégias. Para ajudar nossos leitores nessa fase difícil, trouxemos algumas das principais dificuldades que podem ser enfrentadas no início de carreira, bem como algumas dicas para passar por todos os desafios enfrentados. Confira!

1. O medo da inexperiência

Muitos candidatos não sabem, ao certo, como elaborar o currículo, principalmente quando estão no início de carreira. Nessa fase, o profissional não tem muitas experiências ou cursos para preencher as lacunas e, por conta disso, pode cometer gafes ou até inventar situações.

O que esses candidatos não sabem é que, muitas vezes, as empresas estão justamente procurando jovens inexperientes, principalmente em programas de estágio ou trainee. Isso é mais comum do que se imagina! Por isso, elabore um currículo sincero e, mais importante ainda, seja objetivo. Afinal, tudo dependerá do perfil profissional que a empresa almejada está buscando.

2. Impaciência

Para crescer na carreira e conseguir posições prestigiadas e com uma remuneração melhor, normalmente é necessário que o candidato tenha um preparo prévio. Por isso, agarre as oportunidades que aparecerem para conseguir experiência, mesmo quando ainda não estejam dentro do que você esperava, e seja paciente.

A ansiedade para atingir os objetivos é uma verdadeira armadilha para o profissional que, insatisfeito com a atual posição, costuma pular de empresa em empresa. Além de demonstrar instabilidade na hora de buscar por novas oportunidades, o profissional impaciente pode perder oportunidades de promoção ou até aumentos salariais na empresa onde trabalha!

3. Pressão por todos os lados

Na maioria dos casos, o maior obstáculo enfrentado pelo jovem não é a inexperiência ou a falta de determinação para conseguir um emprego ou manter-se confiante na sua área. Pressões familiares, dificuldades financeiras e as incertezas do próprio mercado de trabalho costumam afetar os ânimos desse jovem. Nesses casos, só há uma alternativa para amenizar a situação: planejamento.

Quando o profissional sabe exatamente o que pretende conseguir, fica muito mais fácil driblar os obstáculos da vida. A família, por um lado, se sentirá mais aliviada ao ver que o jovem tem aspirações e sabe o que está fazendo. No campo financeiro, ajustar as contas para realizar investimentos prioritários, como na própria capacitação, é uma forma de ver um futuro mais brilhante. Procure conversar com profissionais bem-sucedidos, pesquisa e trace o seu mapa da mina!

4. Informações desencontradas

Muitos candidatos se cadastram em uma série de sites de vagas sem atualizar ou adaptar o currículo, e podem perder uma série de oportunidades por isso. Em alguns casos, o currículo pode até ser enviado para alguma vaga sonhada, que acaba não chamando o candidato por não se enquadrar no perfil solicitado.

Nossa última dica, portanto, é que você procure sites de empregos qualificados, para evitar a dispersão de dados incoerentes pela internet. Pesquise e veja quais das empresas realmente oferecem um bom serviço de divulgação de vagas e currículos, e aumente as suas chances no mercado de trabalho!

Pronto para seguir as nossas dicas? Que outras dificuldades enfrenta no mercado de trabalho? Deixe nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: