Candidatos Carreira

5 cursos complementares para fazer durante a faculdade

A universidade, além de suas próprias oportunidades acadêmicas, também representa um período de formação profissional extracurricular. Muitas instituições de ensino inclusive exigem que seus alunos frequentem cursos de línguas, façam estágios e participem de eventos fora do campus.

No que diz respeito à realização de cursos complementares durante a faculdade, essa é uma importante medida para aprimorar suas habilidades profissionais e se preparar para o mercado de trabalho. Para te ajudar a escolher quais cursos têm prioridade nesse momento, separamos algumas sugestões. Confira!

Cursos de línguas

Cursos de línguas são fundamentais para o sucesso em todas as áreas profissionais hoje em dia, independentemente da área de atuação. É muito comum que os departamentos de recursos humanos das empresas exijam, atualmente, profissionais com fluência em inglês e, de preferência, uma segunda língua estrangeira no currículo.

Como fazer isso durante a faculdade? Comece desde os primeiros períodos um curso complementar em alguma língua de preferência. Se você já conhece bem o inglês e o espanhol, que tal conseguir uma certificação e também começar logo outra língua?

Alemão, francês e italiano são boas opções para as pessoas que pretendem seguir carreira acadêmica. O mandarim, acredite ou não, pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho nas áreas de comércio exterior, engenharia e relações internacionais, devido ao crescente papel da China no cenário internacional.

Lembre-se que o mundo está cada vez mais conectado, sendo assim, ter fluência em outras línguas será um fator complementar de peso em seu currículo!

Cursos de informática

Cursos de informática são outra opção certeira, e isso não se restringe nenhuma das áreas profissionais hoje em dia. Esses cursos envolvem habilidades de digitação, uso dos principais sistemas operacionais e desenvolvimento de atividades mais especializadas.

É o tipo de habilidade que seu futuro empregador espera ser natural para você. Por essa razão, caso você ainda não esteja familiarizado com essas ferramentas do mundo tecnológico, não perca tempo e faça logo seu curso.

Cursos de oratória

Cursos de oratória são especialmente relevantes para alunos das áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas. Esses cursos trabalham dicção, a desenvoltura para falar em público e as formas de organização de pensamento quando for necessário ministrar um curso, fazer apresentações ou até mesmo dar aulas no futuro.

Mas alunos de outras áreas também se beneficiam de cursos complementares como esse, porque também serão avaliados em relação a sua desenvoltura para falar em público ao longo de suas vidas profissionais.

Cursos de PHP ou Java

Essas são duas linguagens do mundo da programação, cujos cursos de introdução são ideais para alunos de tecnologia da informação, design, publicidade e propaganda e jornalismo. Ainda que PHP seja considerada por programadores uma linguagem mais fácil, é importante aprender com propriedade sobre suas funcionalidades.

Já o Java tem uma linguagem diferente, que apresenta mais desafios e é normalmente aplicada em ambientes corporativos. Quanto maior o conhecimento nessas áreas, maior destaque você terá como profissional no mercado de trabalho.

Cursos preparatórios

Não importa se você deseja prestar algum concurso público ou entrar na iniciativa privada após o término da faculdade. Independentemente do caminho escolhido, há cursos complementares específicos de preparação, voltados para sua área de atuação e extremamente focados.

O ideal é que você os comece o quanto antes, se já sabe que é esse o futuro profissional que deseja. Assim, saia da faculdade pronto para prestar concursos e provas de seleção empresarial (trainees, recrutamentos, provas de certificação profissional, prova da OAB).

Esses são os principais cursos complementares que você deve fazer durante a faculdade para chegar ao mercado de trabalho mais preparado. Acha que faltou algum? Deixe aqui suas dúvidas e sugestões. Mantenha-se atualizado!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: