Candidatos Carreira

5 dicas de como lidar com o feedback negativo e se recuperar

Ouvir o chefe comentar sobre a sua conduta ou atuação na empresa é normal. Mas nem sempre é fácil ouvir um feedback negativo, não é mesmo?

Nossa primeira reação é ficar na defensiva, tentar argumentar contra e tentar provar que não é bem assim. Sem contar a sensação de fracasso por não termos atingido as expectativas ou por termos cometido algum erro.

Mas, quando nos dão um feedback negativo, como lidar? E, além disso, como se recuperar dele? A seguir, damos algumas dicas.

1. Ouça o feedback negativo com atenção

Esse é o momento de ouvir mais do que falar. Por mais que você discorde do que está sendo dito e queira argumentar, procure ouvir com atenção o que o chefe ou o seu superior tem a dizer. Esse é um momento importante, no qual você está conhecendo a opinião da empresa sobre você.

Se achar conveniente, anote os pontos em que precisa melhorar, reflita sobre eles e, se achar necessário, argumente em seu favor em um momento posterior.

2. Peça exemplos de situações específicas

O feedback precisa ser o mais justo possível. Também precisa ser baseado em situações objetivas, nas quais você possa reconhecer o erro cometido.

​Portanto, se ouvir algo que o deixe em dúvida sobre a própria conduta e queira entender em quais situações você não agiu como devia, solicite que especifiquem as situações que exemplifiquem o que está sendo dito.

3. Evite ficar na defensiva

Não é fácil ouvir um feedback negativo. A atitude imediata, em geral, é tentar se defender e mostrar que não é bem assim, que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.

Porém, nesse momento, é importante se desprender dessa atitude e entender que não se trata de se defender, pois a empresa não está contra você: está apenas mostrando o que você pode fazer para ser um profissional melhor.

4. Nunca leve o feedback negativo para o lado pessoal

É difícil, mas lembre-se de que está em um ambiente profissional. Ninguém está criticando você como pessoa, mas sim mostrando o que ainda precisa melhorar em sua conduta profissional ou mesmo em situações específicas.

Há sempre a possibilidade de que você discorde do feedback apontado e pense que tem a ver com questões pessoais. Mesmo assim, aguente a pressão e opte por ter uma postura equilibrada diante do que é exposto. Em um momento oportuno, se achar conveniente, você pode colocar o seu lado da questão para outro superior ou para um colega do setor de Recursos Humanos.

5. Se perdoe pelo erro e procure melhorar

Por mais que seja o momento de ouvir aspectos negativos sobre si mesmo, você não precisa ficar se martirizando pelo erro cometido ou pela inexperiência em lidar com determinados assuntos e situações.

Aproveite o momento para crescer e se desenvolver como profissional. Pense que está passando por uma etapa importante em sua vida e que está usando a oportunidade para amadurecer. Perdoe-se pelo erro e estude possibilidades de melhora.

Está se sentindo mais tranquilo sobre o feedback negativo? Já viveu alguma situação no trabalho que gostaria de contar para nós? Escreva aqui nos comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: