Candidatos Carreira

5 dicas fundamentais para quem está entrando no mercado de trabalho

Um grande desafio, senão o maior, para quem acabou de concluir uma graduação e está em busca do primeiro emprego é a inexperiência no mercado corporativo. Em um mundo cada vez mais globalizado, as informações circulam com muita rapidez dentro das empresas e, para quem está começando agora a adaptação não é uma das situações mais fáceis. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com 5 dicas para que você que está entrando no mercado de trabalho possa obter sucesso!

Esteja atento ao seu marketing pessoal

Nosso comportamento fala muito mais que o nosso currículo. A forma como nos apresentamos no dia a dia passa uma mensagem muito mais significativa sobre nós, pois as pessoas são mais impactadas pelo que fazemos do que pelo que falamos.

Por isso, esteja atento às normas e procedimentos da empresa. Se você possui um horário determinado para desenvolver suas atividades, evite atrasos ou faltas. Respeite a hierarquia e adote uma conduta compatível com os valores da empresa.

Aqui também vale dar uma atenção especial ao cuidado com o guarda-roupa. Se sua empresa não exige o uso de uniformes, procure se vestir de forma adequada ao seu ambiente de trabalho. Verifique a existência de regras sobre esse aspecto e faça uso do bom senso.

Tenha cuidado antes de querer mudar algum processo

Todos nós queremos que as pessoas reconheçam nosso trabalho e esforço. Na tentativa de agradar e surpreender, muitos acabam ultrapassando o limite.

É óbvio que todas as empresas desejam funcionários que executem suas atividades com maestria e agreguem soluções que possam melhorar os resultados. No entanto, antes de começar a apresentar sugestões, tenha o cuidado de entregar o resultado combinado no momento da contratação.

Apareça com moderação

Como comentamos acima, todo mundo quer destacar. Como recém-contratado, é normal que você queira atender às expectativas da empresa e, até mesmo, superá-las.

Impressione. Agrade. Mas tome cuidado para não causar o efeito contrário, parecendo exibido ou exagerado. Isso pode transmitir à empresa e aos seus colegas de trabalho a mensagem errada .

Cultive relacionamentos e conexões

Seu ambiente de trabalho é formado por pessoas que trabalham com você todos os dias: líderes, colegas e subordinados. Essas pessoas vão conviver com você durante a maior parte do seu dia por um bom tempo. Sendo assim, é fundamental tomar o cuidado de nutrir essas conexões a fim de não apenas fazer sua parte para que o clima organizacional na sua empresa seja favorável para todos, mas também para melhorar o seu networking.

Se você consegue desenvolver e manter bons relacionamentos no ambiente de trabalho, as chances de ser recomendado ou convidado para desafios profissionais futuros aumentam.

Busque aprimorar a sua formação

Você concluiu sua graduação e está vivendo suas primeiras experiências no mundo corporativo, mas o desafio não acaba aqui. As empresas querem profissionais antenados as novidades do mercado e que estão sempre em busca de novas formas de melhorar seus resultados.

Continue estudando, participe dos eventos importantes para os profissionais da sua área, agregue conhecimentos complementares à sua formação. Se possível, adicione uma nova linha ao seu currículo a cada ano.

O mundo passa por mudanças cada vez maiores em espaços de tempo cada vez mais curtos. As empresas que querem se manter no mercado tentam acompanhar essas mudanças. Logo, o profissional que está começando a carreira e deseja continuar crescendo também deve ter essa preocupação.

Gostou das nossas dicas para quem está entrando no mercado de trabalho? Ainda tem alguma dúvida ou quer compartilhar como está sendo a sua experiência? Deixe o seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: