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5 dicas para contratar a pessoa certa!

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com seu capital humano. Desta forma, construir um time qualificado e com diversos talentos é um dos principais desafios para garantir o sucesso de qualquer negócio. É preciso garantir boas contratações e, posteriormente, reter essas pessoas na companhia. No entanto, encontrar esses profissionais requer um trabalho muito cuidadoso por parte da área de RH.

Contratar a pessoa certa exige muita cautela, estudo e paciência. O recrutador precisa conhecer a fundo o perfil da vaga, cultura e valores da organização e se preparar para cada entrevista. Apesar de muitas vezes correr contra o tempo, é preciso garantir que a contratação será positiva, evitando retrabalho e desgaste. Confira as principais dicas para tornar esse processo mais assertivo.

1 – Defina em detalhes o perfil da vaga

Quanto mais informações tiver sobre a vaga em questão, melhor. Procure, junto ao gestor da área, entender quais são as atividades da função, que tipo de exigência é fundamental (como habilidade em algum sistema específico) ou apenas desejável (como conhecimento em determinado idioma), qual o perfil da equipe, o que eles esperam do novo profissional, entre outras questões.

2 – Faça um filtro bem apurado na pré-seleção

Ao receber os primeiros currículos ou iniciar as buscas dos candidatos procure avaliar os principais pontos apontados na vaga. Antes de iniciar o processo presencial, avalie se de fato o profissional possui as exigências mínimas da vaga. Fazer uma rápida entrevista por telefone também pode ser uma boa opção. O importante é que apenas perfis válidos sejam convocados para a próxima etapa, evitando desgaste e perda de tempo para os dois lados.

3 – Estude o perfil e informações de cada candidato

Antes de iniciar cada entrevista procure estudar os dados de cada profissional. Esse tipo de preparação garante que a conversa seja mais produtiva e que nenhum ponto deixe de ser abordado. Além disso, permite que o recrutador entre em outros pontos mais comportamentais, sem que o candidato precise se prender a pontos já esclarecidos no currículo.

4 – Faça as perguntas certas na entrevista

Existem questões que são importantes para todas as atividades e outras que devem ser definidas de acordo com a vaga a ser preenchida. Sendo assim, antes da entrevista o recrutador já deve preparar as perguntas que são fundamentais no processo para que possam orientá-las durante a conversa. É importante garantir que nenhum ponto importante deixe de ser questionado.

5 – Passe todas as informações sobre a empresa e oportunidade

É importante que ao final da entrevista o candidato também conheça em detalhes os dados da companhia e da vaga para que possa avaliar se realmente possui interesse na oportunidade, bem como valores e objetivos compatíveis com os da organização. É importante que os dois lados estejam satisfeitos com todas as informações obtidas para que assim possam tomar a melhor decisão.

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para contratar a pessoa certa, que tal automatizar todos os processos e centralizar todas as informações em um só lugar? Conheça o MyTalents e facilite o seu processo de R&S com o software de gestão da Contratanet.

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