Candidatos Processo Seletivo

5 dicas para evitar o nervosismo na entrevista de emprego

Quando somos recém-formados, possuímos grandes expectativas para as carreiras que estamos prestes a iniciar e, consequentemente, para nossas vidas pessoais. Entretanto, essa expectativa toda provoca certa ansiedade em se colocar — bem, e logo — no mercado de trabalho. Ansiedade essa que, por sua vez, pode nos prejudicar em uma entrevista de emprego.

O quadro acima parece familiar? Essas entrevistas atrapalhadas pelo nervosismo provavelmente trarão maus resultados e, com isso, os sonhos de evoluir profissional e financeiramente podem ir por água abaixo. Provocando, consequentemente… ainda mais ansiedade e frustração.

Para ajudar você a evitar esse problema ou solucioná-lo de uma vez por todas, no post de hoje, apresentamos cinco dicas certeiras e práticas para você deixar a expectativa, a ansiedade e o nervosismo de lado e impressionar em sua próxima entrevista de emprego. Preparado? Então, vamos lá!

1. Prepare-se

Se atualmente você ainda não possui habilidades aguçadas de comunicação, é fundamental se preparar. Por mais que pareça um “mico”, treine conversando com outras pessoas ou consigo mesmo. Procure falar sobre você, suas experiências, habilidades e competências. Deixe isso bem fresco na memória para que, quando questionado por seus potenciais futuros empregadores, você não se esqueça de nenhuma qualidade sua.

2. Chegue com antecedência

Chegue cerca de trinta minutos antes da entrevista! Aproveite esse tempo pré-hora H para rever mentalmente tudo o que você já preparou e já treinou para dizer. Outra boa forma de aproveitar essa meia hora é focar-se para diminuir a adrenalina e controlar a respiração.

Entretanto, cuidado com a armadilha: não chegue cedo demais! Você pode não ser atendido antes da hora marcada e, consequentemente, acabar tendo que aguardar muito tempo. Isso provavelmente levará você a conversar com funcionários da empresa ou com outros candidatos à vaga, o que só resultará em ainda mais ansiedade.

3. Relaxe

É importante você ter em mente uma coisa muito importante na hora da entrevista de emprego: a eliminação não trará consequências. Nada de ruim vai acontecer a você caso seja eliminado do processo.

É claro que você precisa dar a devida importância para a oportunidade, mas manter isso em mente reduz a pressão que você coloca sobre si mesmo de que precisa passar. Pense que, se forem o momento e a vaga ideais para você, tudo dará certo — e se não der, ainda há muitas oportunidades pela frente!

4. Controle a respiração

Aproveite seus minutos de antecedência para respirar com tranquilidade e oxigenar bem o cérebro. Isso vai ajudar você a recordar tudo o que pretende dizer e a diminuir a adrenalina, que provoca o nervosismo e o tremor.

Quando você controla o nervosismo, passa mais confiança à outra pessoa e demonstra controle da situação. Isso ajuda a colocar em prática estratégias fundamentais para o sucesso da entrevista de emprego, como olhar nos olhos do entrevistador, manter a positividade, mostrar-se empático, ouvir com calma tudo o que for falado e, de maneira geral, ter boa comunicação.

5. Esteja consciente

Esteja em perfeita consciência para analisar a vaga e o perfil ideal para assumi-la. Às vezes, a oportunidade não é tão vantajosa — pela localização da empresa, pela carga horária, pelo salário, ou por alguma filosofia de trabalho do lugar.

Durante a entrevista, não contente-se em responder ao que lhe perguntam: questione o trabalho que será exercido e, diante das respostas, faça uma autoanálise sobre a sua adequação ao papel. Afinal, aceitar uma proposta e depois de poucos dias perceber que não se identifica com a função é algo ruim para você e para a empresa.

Agora, você está mais do que preparado para arrasar na sua próxima entrevista de emprego! Já passou por situações complicadas por causa da ansiedade e do nervosismo? Quais são suas táticas para manter-se calmo diante dos recrutadores? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário, entre para a conversa e boa sorte!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: