Candidatos Carreira

5 erros nas redes sociais que comprometem seu futuro emprego

Atualmente, é difícil encontrar alguém que não faça uso das redes sociais diariamente. São diversas curtidas, compartilhamentos e posts a todo o momento. Isso é algo natural e condizente à realidade super conectada em que vivemos. Porém, é preciso ter cuidado, principalmente quem está à procura de emprego.

Isso porque muitos recrutadores fazem pesquisas nos perfis online dos candidatos para buscar mais informações. E o resultado dessa análise pode ser o encerramento do processo seletivo ou a passagem para a próxima fase.

Para não comprometer as suas chances de conquistar um emprego, listamos 5 erros nas redes sociais que devem ser evitados. Confira!

1. Fazer reclamações sobre a empresa anterior demonstra falta de respeito

Há diversas pessoas que, ao saírem da empresa em que trabalhavam, vão direto fazer postagens reclamando do empregador, dos colegas e gestores. Essa atitude, além de ser extremamente mal-educada, é totalmente prejudicial para a carreira.

As empresas esperam que os seus colaboradores tenham respeito por todos aqueles que dividiram o dia a dia de trabalho. Portanto, não enxergam com bons olhos quem faz postagens ofensivas.

Os profissionais que tiveram algum tipo de problema com os seus empregadores devem resolver as questões de forma privada, jamais torná-las públicas.

2. Ter opiniões preconceituosas é uma postura muito negativa

Apesar de haver muito conteúdo interessante nas redes sociais, também existe preconceito excessivo. E isso é negativo em qualquer situação da convivência em sociedade. Porém, em relação à vida profissional, esse é um ponto que, provavelmente, eliminará um candidato caso suas postagens sejam repletas de discriminação, ódio e preconceito.

As empresas e recrutadores buscam pessoas que saibam conviver com as diferenças, sejam flexíveis, tolerantes e tenham absoluto respeito pelo próximo.

3. Postar fotos inadequadas é um dos maiores erros nas redes sociais

Uma grande parte das postagens nas redes sociais é de fotos. Há diversas delas nas mais variadas situações, tais como festas, viagens, confraternizações, entre muitas outras. Até aí tudo bem, afinal, a ideia das redes é compartilhar momentos.

O problema é quando as fotos são constrangedoras e inapropriadas, como em poses e roupas sensuais, bêbados, fazendo caretas ou em lugares duvidosos. Essas atitudes não são bem vistas pelos recrutadores. O mais indicado é não fazer postagens públicas nesse estilo. Mantenha uma imagem mais saudável e positiva.

4. Participar de discussões polêmicas

As redes sociais são cheias de discussões polêmicas sobre os mais variados temas. Alguns assuntos costumam elevar os ânimos e gerar debates que, muitas vezes, são agressivos e desrespeitosos. É um verdadeiro bate-boca na internet.

Participar desses tipos de manifestações, postando mensagens grosseiras, xingamentos e desrespeitando a opinião dos demais é muito negativo para os profissionais. Afinal, nenhuma empresa deseja ter um funcionário brigão.

Para quem não deseja comprometer sua imagem, o recomendado é não participar dessas discussões. Porém, se desejar expressar sua opinião, é fundamental ter plenos conhecimentos sobre o assunto e explanar de forma educada e correta. Evite falar mal, ofender e usar palavrões.

5. Usar incorretamente a língua portuguesa

Outro erro nas redes sociais e que pode comprometer uma futura contratação é o uso incorreto da língua portuguesa. Escrever errado, usar gírias e publicar conteúdo fraco e sem fundamento é comum de acontecer. Muitos recrutadores eliminam candidatos após encontrarem erros nos perfis dos candidatos, pois isso é um indicativo da maneira que se comunicará durante o dia no trabalho.

O ideal é estudar mais a língua para buscar esclarecimento e pensar duas vezes antes de fazer postagens. Opte por compartilhar conteúdo interessante e relevante, que traga boas informações aos seus seguidores.

Como podemos acompanhar, há diversos erros nas redes sociais que devem ser evitados por quem deseja encontrar uma boa oportunidade profissional. Se você está à procura de emprego, entre em contato conosco e fique por dentro de todas as possibilidades!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: