Candidatos Carreira

5 passos para você concretizar objetivos em 2016: “lista dos sonhos”

Se você ainda não planejou seus objetivos e metas para o ano de 2016, vai contar com 5 passos para concretizá-los, se já planejou terá a chance de revisá-los. Para isso, convidamos a especialista em coaching, Ângela Teixeira, que vai dar dicas imperdíveis.

Você consegue enxergar o seu pé? Nesse momento, você está pensando: “enxergar o meu pé?!” Calma, eu vou explicar!

Nossos pés funcionam como a sustentação do nosso corpo. Se algo acontece com eles, fica difícil ou impossível permanecer em pé. E associando a carreira e sucesso profissional, o que seria o pé? O que seria aquilo que o sustentaria em pé? Posso afirmar, com certeza, os seus objetivos.

Atualmente há no mercado de trabalho muitos casos de pessoas infelizes com aquilo que fazem. Isso não é achismo, são dados estatísticos. Uma pesquisa realizada pela Deloitte’s Shift Index nos EUA revelou que 80% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho.

E se você está pensando que ocorre no Brasil também, acertou. Pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association), em 2014, mostrou que 72% dos entrevistados estão insatisfeitos com o trabalho.

Por que isso acontece? A maior parte das pessoas é imediatista e, com isso, vai levando uma vida mais ou menos, num trabalho mais ou menos e, quando menos espera, está lá, no fim da vida, reclamando como Deus é injusto e que nunca lhe deu oportunidades.

As oportunidades não são dadas, elas são conquistadas! Para que o ser humano tenha motivação, em primeiro lugar, ele deve saber o que quer e, depois, desenvolver uma série de comportamentos favoráveis.

Em vez de ficar só falando para você fazer isso, vamos colocar em prática um exercício que vai ajudá-lo bastante.

Listar os sonhos: “dream list”

Escreva todos os seus sonhos. Deixe a sua cabeça bem livre para pensar em tudo que algum dia você sonhou. Não pense se isso é ou não possível, apenas escreva, mas escreva de forma bem específica, sem deixar possibilidade de dupla interpretação.

Por exemplo, seu sonho é ter um carro novo. Você deve escrever: “Desejo um Land Rover Range Rover Evoque Pure Tech 2.0, na cor preta”. Quanto mais específico for o seu sonho, mais fácil é concretizá-lo.

Definir as categorias dos sonhos

Após você descrever cada um de seus sonhos e desejos, você vai classificá-los em categorias:

  • PE – Pessoal
  • PR – Profissional
  • RE – Relacionamentos
  • QV – Qualidade de Vida

Definir as subcategorias dos sonhos

Dentro dessas categorias, há algumas subcategorias que podem identificar melhor os seus objetivos, são elas:

  • SA – Saúde
  • IN – Intelectual
  • RE – Realização
  • FI – Finanças
  • CO – Contribuição
  • FA – Família
  • AM – Amor
  • SO – Social
  • LA – Lazer
  • ES – Espiritual

Classificar os sonhos

Listados os sonhos, conhecidas as categorias e subcategorias, você deve usá-las para classificar cada um dos sonhos que colocou na lista – a “dream list”. Por exemplo, no caso do desejo exemplificado:

“Desejo um Land Rover Range Rover Evoque Pure Tech 2.0, na cor preta” PE – RE

É um desejo pessoal e que vai trazer realização. Você fará isso com todos os outros sonhos.

Essa classificação torna as metas mais palpáveis e, quanto mais você tiver contato com a sua lista de sonhos, mais forte eles se tornam em sua vida.

Determinar prazos

Quinto e último passo. Com prazos, estipula-se uma pressão sobre si para que os seus objetivos sejam cumpridos.

Vamos ver as opções de prazos:

  • CP – Curto Prazo (1 a 3 anos)
  • MP – Médio Prazo (3 a 5 anos)
  • LP – Longo Prazo (5 a 10 anos)

Esses prazos para determinar quando deseja que o sonho se realize devem ser estipulados levando em consideração a situação atual. Seja realista.

Depois de completar os passos, releia cada um de seus sonhos e desejos. Guarde-os num local que esteja ao seu alcance o tempo todo.

Ainda há muito o que se falar em objetivos e como alcançá-los, mas só de fazer esse exercício garanto que as coisas já ficarão mais claras e você começará a enxergar, se não o pé todo, pelo menos os dedinhos!

Esse conteúdo foi útil para você? Conte para a gente nos comentários.

Ângela Teixeira
Ângela Teixeira
Ângela Teixeira é convidada da Contratanet para escrever sobre temas referentes a carreiras e sucesso profissional. Ela é coach de carreiras de alta performance.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: