6 dicas indispensáveis para se sair bem nas dinâmicas de grupo

Só de pensar em participar de dinâmicas de grupo você já fica ansioso e o nervosismo toma conta da sua mente? Pois saiba que isso não acontece só com você. Grande parte das pessoas fica ansiosa quando é chamada para esse tipo de processo seletivo, pois, além de se expor para pessoas que nunca viu, ninguém sabe direito o que os recrutadores estão buscando, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje, trouxemos 6 dicas de ouro para quem quer se sair bem em dinâmicas de grupo. Acredite, elas podem ser essenciais na conquista da vaga!

1. Conheça-se bem

Em termos profissionais e pessoais, quais são os seus pontos fortes? E no que você tem que melhorar? Já parou para pensar profundamente sobre essas questões? Possuir um bom nível de autoconhecimento é essencial para se sair bem em dinâmicas de grupo.

Saber bem quem você é e como se comporta no ambiente corporativo traz maiores níveis de tranquilidade e segurança durante o processo seletivo. Não tente camuflar seus pontos fracos, valorize os pontos fortes. Os recrutadores sabem reconhecer isso.

2. Pesquise sobre a empresa

Antes do processo seletivo, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Com o que trabalha, qual o nicho de mercado, quem são os principais concorrentes, entre outros. Todas essas informações lhe darão uma boa ideia de que tipo de candidato ela está buscando para fazer parte da equipe.

Foque também em saber quais são os valores e missão da empresa e verifique, se possível, o perfil das pessoas que trabalham lá. Até mesmo para que você saiba se a empresa é realmente o que você busca para sua carreira. Afinal, não é só ela que tem que escolhê-lo, você também tem esse direito, não é mesmo?

3. Seja você mesmo

Não tente criar um personagem! Na grande maioria das vezes, isso não funciona. Claro que quando estamos nervosos fica difícil agir com toda a naturalidade do mundo, mas tente ser você mesmo na maioria das atividades propostas, ok?

4. Participe das atividades

Por mais tímido que você seja, esforce-se para participar ativamente de todas as atividades  propostas. Quem entra mudo e sai calado de uma dinâmica de grupo pode sequer ser lembrado na hora da seleção. Exponha suas opiniões de maneira clara e assertiva, mas sem parecer arrogante nem querendo chamar demais a atenção.

5. Ouça atentamente

É importante também que você não tente monopolizar os espaços de fala. Quando alguém estiver falando, escute atentamente e jamais atropele a fala alheia. Um dos objetivos das dinâmicas de grupo é justamente avaliar como os candidatos se comportam em grupo e se eles possuem capacidade de trabalhar em equipe. Por isso, demonstre respeito pelos outros e espere sua vez de falar.

6. Mantenha o foco e a tranquilidade

O nervosismo pode atrapalhar, e muito, o seu desempenho. Quando se pegar muito nervoso, respire fundo algumas vezes e tente pensar que esse momento não é determinante para sua vida profissional. Fique atento para sinais corporais de tensão, como mexer as pernas sem parar, apertar as mãos ou gesticular demais. Os recrutadores conhecem bem certas atitudes. Mantenha o foco nas atividades e não deixe que a ansiedade atrapalhe seu desempenho!

Gostou dessas dicas sobre dinâmicas de grupo? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do blog!

Contratanet

Contratanet

O Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Você pode gostar...