Candidatos Carreira

6 dicas para quem quer trabalhar no exterior

dicas para quem quer trabalhar no exterior

Trabalhar no exterior é o sonho de vários brasileiros, já que muitos países de fato oferecem melhores oportunidades salariais e alto crescimento em carreiras que muitas vezes têm pouco incentivo ou espaço no Brasil.

Mas, para conseguir boas colocações na profissão e conquistar cargos melhores, o interessado precisa esforçar-se em muitas outras coisas, além de tomar esta decisão e arrumar as malas para a viagem.

Que tal ver algumas dicas para facilitar o seu sucesso profissional em outro país? Confira a seguir!

Mostre sua experiência on-line

É importantíssimo que você disponibilize seu currículo ou portfólio na internet, atualizando-os e levando consigo cópias impressas.

Vale a pena, dependendo de sua área de atuação, montar um website ou blog com seus trabalhos, além de ter uma conta no LinkedIn, que é uma rede social bastante voltada para a formação de networking e contatos de emprego. Desta forma, os empregadores poderão conhecer um pouco mais sobre sua experiência, mesmo à distância.

Aprenda sobre o país para onde deseja ir

Os naturais de uma cidade ou país evidentemente apreciam quando encontram com alguém, seja mero turista ou candidato a emprego, que sabe sobre a história, a geografia, os hábitos e a cultura do lugar.

Além de promover sua adaptação e integração mais facilmente, você já vai causar uma boa impressão logo de cara.

Estude o idioma nativo do lugar

É evidente que ter um nível pelo menos intermediário de inglês é essencial, mas deve-se ler e estudar a fundo o idioma do país para onde se está deslocando.

Dominar o idioma local não é importante apenas para dar base para a adequada comunicação com o gestor, seus colegas de trabalho, os clientes e outras pessoas, mas será primordial para sua evolução profissional dentro da empresa e para se posicionar como um funcionário mais valorizado.

Tenha flexibilidade e responsabilidade

Nem sempre é possível conseguir logo no primeiro ano o cargo ou função que se deseja. Deve-se ter calma e trabalhar com empenho para ir subindo dentro da empresa, demonstrando ao chefe que você cumpre os horários e outras determinações e sabe se portar com profissionalismo diante de eventuais problemas.

Com o tempo, você vai conseguir transformar um trabalho menos encantador em uma colocação mais atraente.

Esteja preparado para as diferenças culturais

Nem todos os países possuem um povo caloroso e receptivo como o brasileiro. Isso sem falar nas múltiplas diferenças religiosas e culturais, que muitas vezes podem ser bem estranhas para os seus costumes. Procure ser aberto e respeitar a convivência com os nativos, percebendo os códigos sociais e culturais da gente local.

Seja econômico

Passar por dificuldades financeiras pode ser um dos fatores que acabam atrapalhando também o desenvolvimento da pessoa dentro de uma empresa, já que ela fica atordoada com as contas e dívidas que tem para pagar. Portanto, caso concretize o sonho de trabalhar no exterior, é importante não ser impulsivo nas compras, guardar um dinheiro extra para emergências e ficar mais precavido em relação ao futuro.

Com algumas medidas como essas, você será capaz de conseguir um emprego mais facilmente, construir uma carreira e se manter no exterior fazendo aquilo com o que gosta de trabalhar. Você já pensou em ir trabalhar no exterior?

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: