Candidatos Carreira

6 dúvidas comuns de quem está no começo de carreira

O começo de carreira pode ser um período um pouco difícil, com muitas dúvidas e inseguranças. Quase todo mundo se pergunta, ao menos uma vez, se fez a escolha certa de carreira, se a faculdade que cursou realmente vai ajudar a alcançar os objetivos e o que deve fazer para conseguir atingir as metas financeiras e pessoais. É natural que essas dúvidas existam, mas algumas dicas podem te ajudar a compreender se está no caminho certo e o que deve saber e fazer para buscar o sucesso profissional. Confira!

Como está o mercado?

Cada momento do mercado tem sua particularidade e valoriza algumas profissões em prol de outras. Isso não quer dizer que não sejam todas importantes, mas as tendências na economia e no desenvolvimento fazem com que algumas áreas sejam mais requisitadas que outras. Essas informações são importantes no começo de carreira, porque, muitas vezes, dão um direcionamento sobre o caminho a ser seguido. Se você verifica que, por exemplo, o mercado de sistemas de informação está em alta e essa é justamente uma das suas áreas de interesse, vale a pena investir algum tempo em capacitação.

O que eu gosto de fazer e quais são minhas habilidades?

Você estuda o mercado e fica sabendo que a especialidade médica em cirurgia plástica é uma das áreas mais promissoras dos próximos anos. Acontece que você morre de medo de sangue e, além disso, não gosta de biologia ou de química. Por isso, entender o mercado e suas tendências de profissões e carreiras é bastante importante, mas se conhecer e analisar quais são suas habilidades e o que você realmente gosta de fazer também faz parte do começo de carreira. Não adianta começar a se preparar para uma profissão se você vai sentir-se frustrado e infeliz durante todo o percurso. É possível que você tenha sucesso mesmo fazendo algo com o qual não se identifique, mas precisa saber se está disposto a isso. Nessa etapa, fazer testes vocacionais ou encontrar um profissional que te ajude nessa empreitada é bastante válido.

Como saber mais sobre as profissões desejadas?

Depois de pesquisar sobre o mercado de profissões e entender melhor quais são suas habilidades e competências, faça uma lista daquelas profissões com as quais se identificou mais. Depois, busque informações sobre cada uma delas: remuneração inicial e perspectivas de crescimento, como é a rotina de trabalho etc. Você pode procurar essas informações na internet ou, melhor ainda, conversando com pessoas da área.

Com quem eu posso conversar?

Quando se está no começo de carreira, é interessante conversar com pessoas que exerçam as profissões com as quais você mais se identificou. Eles podem dar informações valiosas que podem ser de grande ajuda para te ajudar a decidir. Vão saber informar melhor, por exemplo, quais são as vantagens e desvantagens e o que é preciso para alcançar o sucesso profissional.

Estou ansioso com o começo de carreira. E agora?

Pouquíssimas pessoas sabem exatamente o que querem fazer da vida desde cedo. Algumas pessoas acabam escolhendo profissões em alta, ou de acordo com a carreira dos seus pais ou mesmo não pensam muito bem sobre isso. Mas a maioria precisa ter um pouco de paciência e se informar bastante até escolher uma carreira com a qual se identifique. É preciso conhecer o mercado e se conhecer bem antes. Por isso, tenha paciência se ainda não encontrou o seu caminho.

Existem outras opções?

Terminar o ensino médio, fazer faculdade e conseguir um emprego estável é o que a maioria das pessoas entende como uma trajetória profissional adequada. Mas nem sempre é isso que acontece e existem alternativas profissionais — por exemplo, começar um empreendimento, ou fazer um curso técnico ou até mesmo começar a trabalhar em uma área diferente da sua formação. Não descarte todas as possibilidades!

O começo de carreira é um momento delicado e que requer muita informação e paciência. Não é fácil escolher a profissão mais adequada, mas com as dicas certas, fica bem mais fácil! O que achou dessas dicas? Foram úteis? Deixe seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: