Candidatos Carreira

6 profissões em alta na área de tecnologia

Em tempos de crise, o setor de TI segue em pleno vapor e, se você está em busca de um espaço no mercado, é bom ficar de olho nas profissões em alta na área de tecnologia. E, mesmo que você não tenha formação em TI, cursos especializados sempre podem ajudar.

A previsão é de um crescimento de 2%, em 2017, e 4%, em 2018. Para alguns segmentos específicos, as projeções são ainda melhores, como na área de Cloud, que tem uma previsão de crescimento de 36%. Porém, mesmo com essas projeções de avanço, uma realidade no mercado é a falta de profissionais qualificados.

São várias as possibilidades para quem tem interesse de trabalhar com TI e, para ajudar você, vamos listar as 6 profissões com maior visibilidade.

1. Analista de segurança da informação

Há algum tempo, a segurança dos dados vem sendo o centro das atenções. Em um episódio recente de ciberterrorismo, hackers invadiram a HBO e vazaram várias informações da empresa.

Com essas ameaças rondando suas infraestruturas, as organizações estão investindo cada vez mais em segurança, e a contratação de mão de obra especializada é uma consequência desses investimentos.

2. Desenvolvedor full-stack

Esse profissional é difícil de ser encontrado no mercado, por possuir habilidades de desenvolvimento na parte de infraestrutura, conhecida como back end, e de interface, o front end. Ele é um perito em desenvolvimento e, como tal, pode suprir as necessidades da empresa sem a necessidade de contratação de vários colaboradores.

3. Analista DevOps

O termo DevOps é a junção de desenvolvimento e operação. O analista DevOps é o profissional que faz a ponte entre esses dois times da empresa.

Ele é responsável por fazer a especificação do sistema, para que o desenvolvedor crie a plataforma, e, também, por esquematizar como isso será colocado em operação. Como essa é uma profissão relativamente nova no mercado, há grande potencial de ascensão.

4. Programador mobile

Em 2015, a Flurry, empresa de consultoria em TI, constatou que o Brasil ocupa o 5º lugar na lista mundial de “viciados” em smartphones. Com esse dado em mente, é fácil perceber por que a profissão de programador mobile está entre as mais cotadas na área de TI.

As empresas estão buscando espaço na área de aplicativos, de olho no número de usuários dessa plataforma. De todas as profissões relacionadas aqui, essa é uma das mais acessíveis ao profissional recém-formado.

5. Arquiteto de Big Data

Dados que surgem das interações inseridas no contexto empresarial tendem a crescer cada vez mais. O armazenamento de todas essas informações é algo complexo para ser realizado. O arquiteto de Big Data é o profissional que busca as soluções de armazenamento, visando entregar confiabilidade, segurança e eficiência.

6. Cientista de dados

Para realizar a análise de todos os dados armazenados com uma visão aguçada de negócios do mercado em que a empresa está inserida, é necessário uma expertise encontrada no cientista de dados. Esse profissional busca descobertas estatísticas nos dados da empresa, para suprir a demanda por informações estratégicas.

Agora que você conhece as profissões em alta na área de tecnologia, pode se sentir mais seguro quanto à escolha de um norte para seu futuro. Cadastre gratuitamente seu currículo no portal Contratanet e se candidate às vagas de TI das áreas que mais te interessa.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: