Candidatos Carreira

7 dicas para ser mais comunicativo no ambiente de trabalho

Quem busca o sucesso profissional precisa se empenhar em ser mais comunicativo no trabalho, já que colaboradores com mais facilidade para se relacionar tendem a ficar em evidência e se destacar dentre os demais. Pensando em te ajudar a desenvolver essas características, selecionamos sete dicas valiosas para que você possa ter voz ativa ao expressar suas opiniões e conviver melhor com seus colegas de trabalho. Confira!

Esteja bem informado

De que adianta ser comunicativo se você não tiver coisas interessantes a dizer? Não seja alienado: procure se informar e acompanhar assuntos relevantes e atuais.  As pessoas ficarão mais interessadas em estabelecer um diálogo ao perceberem que você tem conteúdo e não é superficial.

É importante também ter bastante cuidado com o vocabulário, principalmente em um ambiente corporativo. Evite gírias, palavrões ou piadinhas que possam ofender ou causar constrangimentos.

Não tenha vergonha de ser mais comunicativo no trabalho

Dê abertura para que as pessoas se aproximem de você e não tenha vergonha de expor suas opiniões. Caso tenha dificuldades para driblar a timidez, procure participar de atividades que estimulem o trabalho em equipe e desenvolvam sua autoestima. Aulas de dança, atividades físicas, cursos de teatro ou até mesmo terapias podem ajudar a fortalecer sua autoconfiança e melhorar a sua comunicação.

Aprenda a escutar

O diálogo se dá em uma via de mão dupla. A intenção é compartilhar ideias, trocar experiências e debater opiniões. Portanto, não transforme suas conversas em monólogos: mostre interesse em escutar o que o outro tem a dizer e saiba esperar sua hora de falar.

Saber conversar é essencial para se relacionar melhor no ambiente de trabalho, mas quem fala sem parar pode passar uma imagem negativa e até mesmo afastar seus colegas.

Busque e ofereça ajuda

Demonstre que você tem curiosidade para aprender e se desenvolver profissionalmente. Não se sinta inferior por buscar ajuda quando estiver com alguma dúvida e se aproxime de pessoas que poderão ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos. Da mesma forma, quando for procurado por um colega de trabalho, não se coloque em posição de superioridade. Em vez disso, mostre que você tem interesse em auxiliá-lo para que ele também se torne um profissional melhor.

Seja positivo

Não seja aquela pessoa que só abre a boca para reclamar ou apontar os pontos negativos dos outros. Controle o pessimismo e procure ser agradável, simpático e bem-humorado. Assim, você contribui para tornar o ambiente mais leve e melhora o dia a dia de trabalho.

Saiba lidar com as diferenças

É normal ter mais afinidade com pessoas que partilham dos mesmos valores que você, porém é preciso saber lidar com as diferenças e respeitar a opinião alheia. Assim, não leve as divergências de pensamento para o lado pessoal, procure ser mais racional e não deixe que suas emoções afetem negativamente seu relacionamento com os demais colaboradores. Transforme as críticas em aprendizado e, se julgar necessário, não seja orgulhoso demais para rever seus conceitos ou mudar seu posicionamento sobre determinado assunto.

Não faça fofoca

Lembre-se: ser comunicativo não é o mesmo que ser fofoqueiro. A fofoca é extremamente prejudicial ao ambiente de trabalho, porque gera atritos e desconfiança entre pessoas que precisam estar engajadas em prol de um objetivo comum. Por isso, seja discreto, evite fazer comentários sobre terceiros e não dê ouvidos a intrigas. Deixe claro para seus colegas de trabalho que você é uma pessoa confiável e que não tem a intenção de expor os outros.

Ser mais comunicativo no trabalho pode parecer um desafio no início, mas logo você se acostuma começa a perceber os benefícios da mudança de postura. Agora que você já conhece essas dicas, conte para a gente nos comentários: como você participa no dia a dia do seu trabalho?

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: