Aprenda como dar um tapa no visual do seu currículo

O currículo é a primeira impressão que a empresa tem de você. O tempo gasto na análise de um currículo é, em média, de 30 segundos a um minuto, dependendo do tamanho da empresa e do número de candidatos à vaga. Durante esse curto espaço de tempo, seu currículo pode determinar a passagem para as próximas etapas da seleção e até mesmo o ganho da vaga, ou a sua exclusão do processo seletivo.

Por isso, é extremamente importante que as informações mais relevantes, como experiência profissional e objetivo profissional estejam bem organizadas e visíveis, e que dados irrelevantes sejam cortados. Além disso, um layout diferenciado e criativo, principalmente quando se está pleiteando uma entrevista em uma indústria criativa, pode contar muitos pontos.

Quer saber como organizar seu currículo de uma maneira mais precisa e criativa? Confira aqui algumas dicas valiosas!

O que NÃO colocar no currículo?

Começaremos nossas dicas com informações importantes sobre o que NÃO deve ser colocado no currículo, ou por serem irrelevantes ou por darem má impressão. Lembre-se que o currículo deve ser sucinto. Foque no que realmente importa, pois excluindo informações desnecessárias, sobra mais espaço para você falar o essencial.

  1. Não escreva a palavra “Curriculum Vitae” no cabeçalho.
  2. Números de documentos, nomes dos pais e data de nascimento (só coloque a idade) devem ser cortados.
  3. Objetivos profissionais vagos e que “valem para tudo” empobrecem o currículo. Formule objetivos específicos para cada vaga a qual vai se candidatar.
  4. Não coloque links de redes sociais pessoais, como Facebook ou Twitter. O link de seu perfil no Linkedin ou de seu portfolio online são bem mais interessantes para a empresa.
  5. Tenha um email sucinto e profissional, de preferência que contenha apenas seu nome. Aquele endereço eletrônico criado no início de sua adolescência não passará seriedade e credibilidade.

Como montar um currículo criativo

Com a grande expansão da indústria criativa nos últimos anos, pode ser muito interessante sair um pouco do padrão na hora de montar seu currículo, especialmente se você é formado em áreas como Design, Publicidade e Marketing.

Confira abaixo, dicas e sugestões para deixar seu currículo com a sua cara!

  1. Lembre-se que por mais maravilhoso e criativo que o layout de seu currículo seja, o que importa mesmo na hora de conseguir um emprego é o conteúdo. Por isso, antes de qualquer coisa, monte um currículo padrão bem estruturado e organizado, para só depois pensar em mudanças visuais.
  2. Se sua profissão ou o cargo que você quer permitem, não tenha medo de inovar! Você pode fazer um livro-currículo, contando sua trajetória profissional, ou montar algo que lembre uma página de jornal, com manchetes sobre sua formação, etc. A inspiração não vem? Sites especializados como visualize.me, resumeup.com, vizify.com e até o próprio Linkedin podem lhe ajudar nessa tarefa de criação!
  3. Outra maneira de inovar em seu currículo é montá-lo na plataforma Prezi. Ela surgiu como uma alternativa à criação de apresentações, mas está atualmente sendo muito utilizado para a montagem de currículos criativos. Seu currículo ficará disponível online, no site da plataforma, e poderá ser livremente acessado.

Gostou das nossas dicas de como montar um currículo eficaz e criativo? Tem algum comentário ou sugestão? Comente!

Contratanet

Contratanet

O Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Você pode gostar...