Candidatos Carreira

A importância de se fazer um estágio e/ou um processo trainee

Quando ingressamos no ensino superior, já pensamos logo em no fim da graduação, conquistarmos um bom emprego e nos tornarmos profissionais bem sucedidos. Porém, existem várias etapas antes de nos tornarmos um profissional reconhecido e de destaque no mercado. Uma das formas de conseguirmos no futuro um bom emprego, ou uma boa colocação profissional, são os processos de estágio e trainne. Você sabe qual a importância em fazer estágio ou atuar como trainne para no futuro conquistar uma boa vaga nas empresas?

Hoje, o Contratanet conversou com a Analista de Requisitos da SYDLE (Empresa mineira que atua há mais de 10 anos no segmento de desenvolvimento de softwares), Bárbara Diniz, que além de nos dar algumas dicas, contou um pouco sobre o seu início, experiência e a carreira que vem firmando na empresa. Confira!

O estágio é uma etapa fundamental para um profissional que deseja estar preparado para o mercado de trabalho, pois complementa a formação acadêmica com a prática. O graduando tem a oportunidade de vivenciar o que encontrará em sua profissão, deixando-o, assim, mais atualizado em relação ao mercado de trabalho, o que facilitará a escolha do caminho a seguir dentre as possibilidades que a profissão oferece.

A contratação dos estagiários leva em consideração, normalmente, o aproveitamento acadêmico e profissional durante o período de estágio. Por isso, além da experiência adquirida, o estágio é uma oportunidade para se construir uma boa imagem profissional. Para tanto, são requisitos fundamentais de um estagiário de destaque: determinação, iniciativa, comprometimento com o trabalho e com a empresa, atenção, maturidade, responsabilidade nas ações desenvolvidas, assiduidade e espírito de equipe.

O estágio nada mais é do que troca de oportunidades entre a empresa contratante e o estagiário. A primeira ganha com a formação de profissionais mais dedicados e adequados à demanda e, o último, como já dito, ganha em experiência prática e pessoal, além de networking.

[mc4wp_form]

Posso dizer que o estágio que iniciei na SYDLE há dois anos, no setor de desenvolvimento, foi muito proveitoso e me proporcionou ser, posteriormente, efetivada como desenvolvedora de softwares.  Particularmente, tive também a oportunidade de auxiliar na manutenção dos sistemas que a empresa desenvolveu para um cliente específico, o que me levou a ser alocada para o setor de análise de requisitos, no qual exerço minha atual função de analista, ou seja, em pouco tempo, consegui crescer e me destacar na empresa. Características como as citadas acima fizeram com que a empresa acreditasse no meu trabalho e confiasse a mim esse desafio.

Por tudo isso, recomendo a todos aqueles que queiram se tornar profissionais de destaque que levem seu estágio com determinação, competência e profissionalismo, porque com certeza o sucesso é consequência.

 

Bárbara Lobato Queiroz Drummond Diniz é Graduada em Ciências da Computação pela FUMEC e atualmente trabalha como Analista de Requisitos na empresa SYDLE.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: