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Coaching de colaboradores: papel do RH no desenvolvimento da equipe

Não há dúvidas de que uma equipe motivada e engajada produz muito mais e, claro, que isso também reflete na qualidade. Afinal, a motivação está ligada diretamente ao nível de satisfação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho.

Por isso, cada vez mais empresas estão investindo na nova tendência conhecida como coaching de colaboradores, que tem o poder de formar uma consciência profissional positiva em toda a equipe. A ideia de desenvolvê-la surge de uma necessidade básica do ser humano: ser reconhecido.

Nesse contexto, o departamento de Recursos Humanos precisa assumir o papel de protagonista, procurando estimular o potencial máximo dos colaboradores e observando as especificidades de cada um. Dessa forma, é possível encorajá-los a iniciar projetos disruptivos e aprimorar as atividades desenvolvidas pela empresa.

Para ajudar você nessa empreitada, no post de hoje, apresentamos as ações que devem ser desenvolvidas pelo RH para estimular o desenvolvimento da equipe. Acompanhe!

1. Criar um ambiente agradável

Os colaboradores passam a maior parte do dia no trabalho. Então, é preciso que o ambiente de trabalho seja confortável, prazeroso e estimulante.

Um ambiente de qualidade permite que a empresa consiga reter talentos por um período maior e contribuir para a melhoria da performance da equipe. Além disso, influencia significativamente na redução dos índices de doenças como estresse e ansiedade.

2. Estimular a equipe

Estabeleça um ambiente participativo, onde os colaboradores tenham a liberdade de explanar suas ideias. Com isso, você permite para que o ambiente seja favorável à inovação e à produção de soluções positivas.

Investir no estímulo e na motivação da equipe é uma política de ganha-ganha, em que a empresa obtém ideias inovadoras e o funcionário recebe reconhecimento.

3. Criar desafios

Os desafios estimulam as pessoas a darem o melhor de si, mas é importante que o gestor de Recursos Humanos estabeleça uma relação mais humana com a equipe.

Um bom gestor cria espaços de diálogo com os colaboradores, permitindo que eles falem de seus sonhos e anseios pessoais. Nesse sentido, busque contribuir para que eles entendam que cada dia é uma nova oportunidade para estarem mais próximos de seus desejos, e que a empresa é uma grande aliada nessa trajetória.

4. Estabelecer frequência

O gestor de RH pode criar pequenos grupos ou, até mesmo, realizar seções individuais de coaching de colaboradores. De qualquer maneira, o ideal é que se estabeleça uma frequência para a realização dessas conversas. Pode ser semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o tamanho e as necessidades da empresa.

O foco deve ser no desenvolvimento das habilidades de cada membro da equipe. Incentive cada pessoa a pensar em soluções para situações problemáticas, sem dar respostas prontas. Em vez disso, desenvolva o senso crítico de cada colaborador.

5. Dar feedbacks

O feedback é essencial para que os colaboradores conheçam os resultados de suas ações, sendo positivas ou não. Por isso, essa é uma peça-chave do coaching de colaboradores, pois estimula a busca por bons resultados.

Uma empresa que valoriza seus colaboradores aumenta a sua vantagem competitiva no mercado. Além disso, isso serve de atrativo para que novos talentos sintam-se atraídos para fazer parte do time, em especial aqueles que estão em busca do primeiro emprego.

Lembre-se de que o coaching de colaboradores colabora para o crescimento da empresa e amplia os conhecimentos de toda a equipe. Portanto, vale a pena reservar um tempo para focar no desenvolvimento do maior patrimônio da sua empresa: o capital humano.

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