Candidatos Carreira

Como é trabalhar em uma startup?

Imagine trabalhar em um lugar totalmente inovador, desprendido das práticas tradicionais das grandes empresas e com potencial para revolucionar o mercado. Você acabou de imaginar como é trabalhar em uma startup!

Esses locais vão permitir que você se sinta em casa e mesmo assim ter que trabalhar duro, muitas vezes tendo que exercer mais de uma função. Em contrapartida, você pode abrir mão de uma série de formalidades e focar no resultado das suas atividades.

Apesar de parecer difícil, essa pode ser uma das melhores experiências de aprendizado da sua vida, garantindo tarefas mais criativas e o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. Ficou interessado? Confira o post e descubra as principais diferenças entre trabalhar em empresas tradicionais e em uma startup!

O modelo de negócio

Diferentemente do modelo tradicional de negócio, que busca o mapeamento de uma organização formal e com hierarquia definida, junto da descrição de cargos, códigos de ética e cultura, além de outras formalidades, uma startup está muito mais voltada para as pessoas e os resultados do que para os processos em si.

Difícil de entender? Basicamente:

  • os funcionários participam nas decisões, ajudando a criar e inovar o tempo todo;
  • as estratégias e o posicionamento das startups estão em constante adaptação;
  • a dinâmica de mercado e os riscos assumidos são maiores;
  • a disponibilidade de pessoal é restrita, assim como os recursos financeiros;
  • as taxas de crescimento podem chegar a 200% em um ano.

O dia a dia

Rotina não é uma palavra muito presente no dia a dia das startups. É comum que os horários de trabalho sejam flexíveis e que os bate-papos se estendam para um happy hour com direito a mesa de sinuca e música.

Além disso, por se tratar de um ambiente bastante jovial, o espaço de trabalho desperta a criatividade e permite que as pessoas se expressem, fazendo com que o clima se torne quase familiar.

Contrário às empresas tradicionais, em que normalmente os chefes e líderes têm uma sala reservada, nas startups é comum que estagiários e líderes trabalhem lado a lado, em um modelo mais colaborativo. Mas não se engane ao presumir que, com isso, a carga de trabalho é menor.

Pelo contrário, como se trata de uma empresa pequena e com recursos limitados, é comum que os funcionários se doem mais do que a carga convencional de trabalho exigiria.

Mesmo com tanta dedicação, os salários podem estar abaixo do mercado. Por essa razão, as startups costumam investir nos funcionários à medida que alcançam seu próprio crescimento, oferecendo cursos e especializações, por exemplo. Além disso, aqueles funcionários que geram os melhores resultados têm seu esforço recompensado com jornadas mais flexíveis ou benefícios variados.

A cultura das startups

Como o ambiente demanda fluxo contínuo de trabalho, criação e inovação, é comum que se estabeleça uma cultura empreendedora dentro das startups. A dedicação e a paixão são traços fortes que se estabelecem entre as equipes, fazendo com que o desejo pelo crescimento corra nas veias de todos os funcionários.

Enquanto empresas convencionais têm metas estabelecidas e fluxos de trabalho definidos, em uma startup é preciso buscar sempre novas formas de fazer, aperfeiçoando as práticas e o relacionamento com as pessoas.

Dessa forma, a cultura é naturalmente mais humanizada, tolerante, responsável e proativa. Como é possível presumir, as relações interpessoais se estabelecem de maneira natural e intuitiva.

Os processos de liderança

Trabalhar em uma startup demanda que você seja um profissional multitarefas, autogerenciável e proativo. Isso aumenta as chances de contratar pessoas com habilidade para autoliderança, facilitando a busca por líderes natos.

Além disso, as startups costumam alimentar a mentalidade de cooperação no pequeno grupo e competição fora dele, o que facilita a obtenção de objetivos comuns.

A disposição para enfrentar desafios, bem como a busca por novos conhecimentos, estratégias e tecnologias faz com que o aprendizado seja constante. Devido à alta velocidade das mudanças e do crescimento de uma startup, são grandes as chances de um funcionário assumir a posição de liderança em pouco tempo.

Diferentemente de empresas tradicionais que, apesar de desenvolverem lideranças, costumam demorar mais tempo para consumá-las.

Ficou com vontade de trabalhar em uma startup? A Contratanet pode te ajudar! Acesse nosso portal, cadastre seu currículo gratuitamente e concorra às vagas nessas empresas que estão conquistando cada vez mais espaço no mercado.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: