Candidatos Carreira

Como hobbies e atividades extracurriculares ajudam no crescimento da carreira?

A escolha da carreira e seu desenvolvimento são fatores que interferem em sua realização pessoal e profissional. Atividades fora do ambiente de trabalho e estudo, além de dizerem quem você é, desenvolvem competências natas e adquiridas como liderança, trabalho em equipe, generosidade e disposição.

O comportamento na vida pessoal reflete na carreira e vice-versa. Portanto, tudo o que fizer em sua vida poderá ajudar no desenvolvimento de habilidades e comportamentos favoráveis e construtivos.

Confira a seguir como hobbies e atividades extracurriculares ajudam a impulsionar sua carreira e seu desenvolvimento profissional.

Desenvolvimento da personalidade e de habilidades

Algumas atividades ajudam a descobrir aptidões até então latentes em seu comportamento. Se você se interessa por artes ou teatro, esse envolvimento o ajudará a lidar com uma timidez desnecessária, facilitará sua comunicação em público e desenvolverá sua sensibilidade para detalhes e excelência.

Se o seu gosto por música for levado a sério, essa prática aumentará sua capacidade de manter o foco nas tarefas, fortalecendo a disciplina.

Porém, se seu perfil é mais competitivo, voltado para esportes ou artes marciais, você terá grandes possibilidades de potencializar garra, disciplina e competitividade. Sem falar na capacidade de superação própria e de seus concorrentes.

Fortalecimento do currículo

Ao incluir informações sobre hobbies e atividades extracurriculares em seu currículo você comunica algumas competências importantes para a análise de recrutadores.

Vale mencionar atividades que lhe permitiram exercer liderança, seja na escola ou em grupos de escoteiros, caso seu objetivo seja o primeiro emprego.

O fato de ter atuado em um centro acadêmico demonstra capacidade de socialização e persuasão, e ainda uma ampliação de sua visão sociológica e política.

Já imaginou o quanto um intercâmbio diz sobre o que aprendeu? Independência, sociabilidade, responsabilidade e capacidade de agir em situações contingenciais são características bastante procuradas em candidatos a emprego.

Se seu objetivo é uma recolocação profissional, além das atividades acima — que podem ser mencionadas, ainda que com menor destaque —, um trabalho voluntário o coloca como alguém generoso, que não espera que as coisas aconteçam. Essa atividade te posiciona como um agente de transformação.

Se na carreira escolhida o trabalho em equipe é um diferencial, atividades esportivas e ações comunitárias se encaixam muito bem. Além de desenvolver competências emocionais como resiliência, cooperação e empatia, você será visto como alguém voltado para resultados e performance.

Desenvolvimento da carreira

Como seres humanos, aquilo que somos reflete no sucesso obtido na carreira. Habilidades natas precisam ser desenvolvidas e muitas outras devem ser adquiridas e trabalhadas ao longo da vida, transformando a nós e ao ambiente em que vivemos.

Você já entendeu como hobbies e atividades extracurriculares podem agir em seu desenvolvimento profissional. Também percebeu a melhor forma de comunicar essas habilidades e comportamento.

Essa postura aumentará suas chances de empregabilidade e fará com que você se torne um facilitador para que as oportunidades de emprego não passem sem que suas chances sejam mais reais que antes.

Ao comparecer a uma entrevista de emprego com esse perfil, você perceberá menor ansiedade, maior facilidade de comunicação e mais segurança em atender às expectativas do recrutador e da empresa.

É necessário, também, que você pesquise empresas com perfis que valorizem essas habilidades e competências. Todos buscam resultados, mas aqueles que os alcançam com maior efetividade são os que buscam e desenvolvem em seus colaboradores as competências que você estará prestes a lhes oferecer.

Hobbies e atividades extracurriculares são mais que diversão. Além de relaxar e contribuir para sua satisfação pessoal, impulsionam a carreira e o protagonista: você!

Nosso post o ajudou? Temos mais a oferecer. Assine nossa newsletter!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: