Candidatos Processo Seletivo

Como se vestir para uma entrevista de emprego

como se vestir para uma entrevista de emprego

A hora da entrevista de emprego é um momento crucial: você deve causar uma boa impressão, apesar de todo o nervosismo, da necessidade de impressionar o entrevistador e da pressão para demonstrar que você é o melhor candidato para a vaga.

Uma das formas de fazer isso é por meio de roupas adequadas no dia da entrevista.

Pode parecer um aspecto superficial, mas se vestir bem (e adequadamente) é essencial para que você cause uma boa impressão em seu entrevistador. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego. Confira!

Entenda o perfil do cargo que você pretende exercer

Esse é o primeiro passo para se vestir bem na hora da entrevista. De nada adianta você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano.

Da mesma forma, ainda que seja uma empresa mais informal, se você está sendo entrevistado para um cargo de direção ou do departamento financeiro, é preciso que você se apresente com roupas mais formais do que aquelas exigidas para outros cargos.

Entenda o perfil da empresa para a qual você pretende trabalhar

Um segundo passo consiste em entender melhor o perfil da empresa onde você pretende trabalhar. Empresas mais despojadas, com perfil criativo e inovador, podem permitir um dress code mais informal, segundo o qual seja natural o uso de calças jeans e uma camisa de botões, por exemplo. Mas é preciso conhecer bem esse perfil.

Se possível, converse com algum funcionário ou amigo que já tenha trabalhado na empresa para entender melhor o estilo das pessoas que trabalham ali, isto irá lhe ajudar a escolher melhor suas roupas para a entrevista de emprego.

Evite a informalidade

Informalidade excessiva pode ser extremamente prejudicial em uma entrevista de emprego. Para os homens, é necessário evitar o uso de camisas do tipo T-shirt, bem como tênis esportivos.

Para as mulheres, cuidado com o tamanho do decote e o cumprimento da saia, caso escolha essa opção para o dia da entrevista.

Por mais informal que seja o ambiente corporativo, é sempre bom se preocupar com a forma de se apresentar na entrevista, se vestindo de forma discreta e levemente mais formal do que os atuais colegas de trabalho.

Evite exageros ao se vestir para uma entrevista de emprego

Evite exageros em suas roupas para a entrevista. Não procure demonstrar superioridade por meio do uso de ternos caros em uma empresa onde as pessoas trabalham até de bermudas.

Da mesma forma, mulheres devem tomar cuidado com o número de acessórios que usam, para não dar a impressão de que ela quer se destacar por meio do que veste, e não de seu currículo. Procure vestir tons mais neutros (preto, branco, café, bege etc.), para que não haja exageros em relação à cor de suas roupas.

As mulheres devem usar pouca maquiagem

É importante que os candidatos estejam bem cuidados, com cabelos penteados, unhas apresentáveis e roupa desamarrotada.

O mesmo vale para as mulheres em relação à maquiagem. Ainda que um pouco de maquiagem seja importante para passar uma boa impressão, é fundamental que elas não exagerem (batons marcantes demais e excesso de base podem causar a impressão de artificialidade).

Pronto para conseguir esse emprego? Siga nossas recomendações e aproveite os resultados! Ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui seu comentário.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: