Candidatos Carreira

Comunicação não verbal: como ela impacta no ambiente de trabalho

Você já ouviu falar que o corpo fala? Isso mesmo! Os gestos, posturas corporais e expressões faciais podem não ser tão explícitos como a fala emitida, mas também significam muito! A esse conjunto de expressões é dado o nome de comunicação não verbal. Quer saber mais? Confira a seguir.

A importância da comunicação não verbal no meio empresarial

O estudo da comunicação não verbal tem muita importância no ramo empresarial e pode ajudar, inclusive, nas entrevistas de emprego. Isso porque os recrutadores também observam os gestos e articulações não verbais no momento em que estão entrevistando candidatos para uma vaga de trabalho.

As empresas buscam cada vez mais profissionais que saibam se comunicar bem e de forma interpessoal, utilizando a comunicação verbal e a não verbal no mesmo tom.

Certamente você já presenciou situações em que uma pessoa fala algo, mas seu tom de voz descaracteriza sua fala (ex.: nem a própria pessoa acredita no que está dizendo), não é mesmo? Agora imagine se essa situação ocorresse com um líder de setor que está instruindo sua equipe? Imaginou?! Certamente os liderados não o levariam a sério!

É por isso que a comunicação não verbal é tão importante, pois nosso corpo fala mais do que imaginamos.

Dicas para se portar bem em ambientes corporativos

Já é certo que a comunicação não verbal impacta no ambiente de trabalho. Por isso, elaboramos algumas dicas para você se dar bem em reuniões, entrevistas e outras situações do ambiente corporativo. Confira!

Aperto de mão

É comum que as pessoas apertem as mãos ao se cumprimentar ou fechar um contrato. Isso também é uma forma de comunicação não verbal. Um aperto de mão fraco, por exemplo, pode passar a impressão de insegurança ou até mesmo de incompetência.

No ato do aperto de mão é preciso demonstrar competência e confiança, e isso só será possível se ele for firme e forte. Além disso, é importante que se olhe diretamente nos olhos da pessoa que está sendo cumprimentada. Um sorriso também contribui e transmite simpatia.

Evite inclinar a cabeça a todo instante

Inclinar a cabeça constantemente durante uma reunião pode transmitir a ideia de submissão e falta de atitude. Para demonstrar que você tem autoridade e sabe o que quer, o melhor a se fazer é manter a cabeça e o olhar sempre reto.

Evite oscilar a voz

Para passar seriedade e autoridade sobre o assunto de que você está falando, é necessário manter a voz firme e um ritmo sincronizado na fala. Evite oscilar o tom.

Controle manias e cacoetes

Algumas pessoas costumar apresentar manias e cacoetes quando estão nervosas. Roer as unhas, enrolar os cabelos ou ficar riscando qualquer papel que estiver sobre a mesa durante uma reunião são exemplos de atitudes que devem ser evitadas, pois além de desagradáveis e até anti-higiênicos, esses hábitos podem transmitir a imagem de uma pessoa imatura e insegura.

Contato visual

Quando você está falando para um grupo de pessoas, é necessário o contato visual com todos que estão lhe ouvindo. Se você focar o olhar apenas em uma pessoa, os demais podem pensar que você não está interessado.

Seguindo essas dicas básicas de comunicação não verbal você já terá mais chances de ter sucesso na empresa. Você também pode estudar e se aperfeiçoar para melhorar o seu modo de se comunicar.

Gostou de saber mais sobre as formas de linguagem corporal? Conte para nós no espaço para comentários!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: