Candidatos Carreira

Conhecimento, habilidade e atitude: conheça o tripé da competência

O mercado de trabalho está em constante mudança e evolução e espera que os profissionais estejam sempre atualizados. Até pouco tempo, era razoável considerar uma pessoa competente apenas porque ela saiu da universidade com excelentes notas. Essa era uma forma bastante rasa de avaliação, porém com a evolução das relações trabalhistas e a necessidade de profissionais mais polivalentes, esse conceito mudou e ganhou novas vertentes. Neste artigo vamos apresentar o tripé que forma a competência. Confira:

O CHA de competência

O conceito de competência não é algo simples e calcado apenas em um ponto. De acordo com muitos teóricos de gestão e administração, a competência é a junção de três elementos, o conhecimento, a habilidade e a atitude, a letra inicial de cada um desses pontos forma o CHA da competência, conheça cada um mais detalhadamente:

Conhecimento

É basicamente o saber, dominar um determinado tema ou área. Por exemplo, você estudou e sabe como é o processo de gerenciamento de pessoas, as técnicas de recrutamento e seleção, como motivar equipes etc, ou seja, a teoria você domina.

Habilidade

É saber fazer na prática, transformar todo o conhecimento que possui na teoria estudada em ações reais e que tragam valor à empresa. Como selecionar as melhores pessoas para os cargos certos, conseguir fazer acontecer uma campanha motivacional, saber lidar e envolver as equipes, por exemplo.

Atitude

É a iniciativa, fazer algo antes mesmo de ser solicitado, entender a demanda e ter pró-atividade para fazer acontecer, se antecipar às necessidades. É o querer fazer realmente. Isto é, seguindo nosso exemplo, entender que tem equipes que estão desanimadas e precisam de motivação, informar à diretoria a necessidade de escolher melhores meios de recrutamento e seleção. Ficar atento às demandas da empresa e se antever às soluções.

Essa forma de entendimento do que é competência fornece bases mais amplas e seguras para possíveis avaliações e contratações, pois não se encerra apenas em uma forma de conhecimento, que é uma crença bem limitadora e não permite enxergar um profissional em toda sua capacidade.

A importância de desenvolver a competência

Desenvolver o tripé que sustenta a competência é importante para conseguir melhores postos de trabalho e possíveis promoções. Atualmente, os gestores estão mais atentos ao perfil dos profissionais e fazem avaliações mais amplas sobre sua conduta e experiência e uma delas é observando o CHA da competência.

Isso ocorre, pois as instituições já não aceitam mais pessoas que dizem saber muito, porém não conseguem reverter o seu conhecimento em valor para a empresa, ou seja, é preciso saber como faz, conseguir fazer realmente e ter pró-atividade para iniciar.

Profissionais que disputarão vagas no mercado de trabalho ou aqueles que já estão inseridos precisam ter esse completo entendimento, pois, em um momento de entrevista de emprego ou avaliação de desempenho, certamente esses pontos serão discutidos e devidamente cobrados.

O conceito de competência é mais complexo do que aparenta, pois uma pessoa pode ser incompetente dominando um tema, mas não conseguindo colocá-lo em prática. Em um primeiro momento pode parecer um julgamento muito rígido, mas ao entender essa conceituação de competência e como o mercado de trabalho é muito mais dinâmico e exigente atualmente, tudo fica mais claro.

Você concorda com esse conceito de competência? Escreva nos comentários o que achou do CHA da competência!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: