Primeiro emprego: 7 erros para não cometer

Ninguém espera que em seu primeiro emprego você faça tudo do jeito certo. Afinal, essa etapa da vida é um período em que a oportunidade de aprendizagem é tão importante quanto o desempenho.

Porém, isso não significa que um profissional iniciante possa realizar só o que quer e da forma que quer. Existem algumas expectativas da empresa – especialmente em relação à postura do funcionário – que precisam ser atendidas.

Então, para começar a carreira com o pé direito e ter uma boa reputação para te acompanhar ao longo da vida profissional, descubra agora os erros que você não pode cometer em seu primeiro emprego!

1. Desconhecer a empresa e sua história

A organização para a qual você quer trabalhar tem uma cultura e uma história. Procure conhecê-las até mesmo antes da entrevista e use esses dados para interpretar as ações e pessoas à sua volta.

Assim, você entenderá melhor por que as coisas funcionam de uma determinada maneira, seja em relação às regras, ao atendimento ao cliente ou à administração do ambiente de serviço.

2. Não se adaptar à cultura da empresa

Existe uma época das nossas vidas em que queremos tanto ser originais que corremos o risco de não compreender que é necessário nos adaptarmos às situações, principalmente quando se trata do nosso trabalho.

Portanto, observe o comportamento de seus colegas e atenda às instruções do setor de Recursos Humanos ou de seu chefe. A linguagem, as atitudes e até mesmo a roupa devem se adequar aos padrões estipulados pela empresa.

3. Mostrar desinteresse pelas tarefas

Ok, talvez nem tudo seja interessante quando você começa a trabalhar. Isso é parte da vida! Algumas das tarefas que nós desempenhamos, fazemos porque é nossa responsabilidade, porque alguém precisa fazer.

Então, quando você encontrar esses desafios entre as suas funções, não mostre desinteresse. Entenda que, mesmo que não sejam suas atividades favoritas, elas são parte de um processo, e sua disposição em executá-las da melhor forma possível mostra engajamento e maturidade.

4. Ser impontual

Esse erro vale tanto para os horários de chegada e saída quanto para as tarefas delegadas.

Chegar na hora combinada, não atrasar na entrega de serviços e não perder tempo no trabalho com o celular e outros tipos de distrações eletrônicas garantem uma imagem de credibilidade e responsabilidade.

Pode até não parecer tão importante agora, mas o perfil que você constrói é fundamental para criar oportunidades ou definitivamente perdê-las.

5. Fingir que sabe algo que não sabe

Especialmente no primeiro emprego, seus colegas já esperam que seja necessário ensinar a você como cumprir diversas tarefas. Portanto, não tenha vergonha de pedir ajuda a eles.

É melhor perguntar e executar uma atividade corretamente do que correr o risco de realizá-la sem orientação e precisar refazer ou causar qualquer tipo de prejuízo.

Então, no mínimo, confira com seu superior qual a melhor maneira de desempenhar um serviço. Assim, se for necessário, ele explicará. Caso você já saiba, pelo menos você termina o que deve ser feito com segurança.

6. Não se esforçar para aprender logo na primeira vez

Em um primeiro emprego, todos entendem que você não tem muita experiência, e nem é isso que a empresa espera do novo funcionário. Mas você sabe qual é a expectativa da organização? O seu empenho!

Portanto, esforçar-se para aprender uma tarefa logo na primeira vez é fundamental para que as pessoas vejam que você é um colaborador disposto a se desenvolver e crescer.

7. Ser individualista

Atualmente, as empresas não procuram funcionários, e sim colaboradores. O que isso significa? Que elas esperam que você contribua para o resultado como um todo, e não apenas com a sua parte.

Por isso, é essencial ajudar sempre que for solicitado. O bom relacionamento com colegas e superiores é a chave para uma equipe mais produtiva. E se você estiver nesse grupo, os resultados trarão benefícios para o coletivo, incluindo você.

Muitas outras atitudes poderiam ser citadas aqui. Porém, é importante saber que evitar esses erros no seu primeiro emprego já pode fazer uma grande diferença para iniciar a sua carreira com sucesso!

E então, gostou do nosso post? Está passando por essa fase? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Contratanet

Contratanet

O Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Você pode gostar...