Bate-papo com profissionais Candidatos

Dia do Arquiteto: um pouco mais sobre a profissão

Dia do arquiteto 15 de dezembro
Desde 2011 o CAU/BR (Conselho de Arquitetura de Urbanismo do Brasil), instituiu que o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista passaria para o dia 15 de Dezembro ao invés do antigo dia 11. A modificação para a nova data do dia do arquiteto foi feita em homenagem a Oscar Niemeyer, que nasceu nesse dia. O arquiteto das curvas, que faleceu no dia 05 de Dezembro de 2012, teve grande importância no cenário da arquitetura mundial, deixou uma grande herança e influenciou várias gerações.

Acompanhe a entrevista realizada com a Arquiteta e Urbanista Gabriela Jacobina, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Por que escolheu arquitetura como profissão?

Quando escolhi Arquitetura e Urbanismo não conhecia tudo que a profissão tinha a oferecer e todas as possibilidades de atuação. Ao longo do curso fui descobrindo e me envolvendo nas diversas áreas e desde o princípio da faculdade fiz estágios, procurando atuar e me aprofundar nos diferentes segmentos da profissão. O intercâmbio em Santiago, no Chile, foi uma oportunidade de estudar fora e compartilhar conhecimentos, culturas e experiências. Foi de grande importância na minha formação acadêmica e como pessoa.

O que faz um arquiteto?

A atuação do Arquiteto é bastante diversificada, a Arquitetura está envolvida em todos os aspectos de convivência nas cidades, vai além do edifício, prolongando-se por ruas, praças, parques, cheios e vazios. Na escala urbana, no planejamento físico e territorial; na arquitetura paisagística, dos espaços públicos e áreas livres; nos projetos de edificação; na preservação do patrimônio; no conforto ambiental e na arquitetura de interiores, o Arquiteto, através da organização e ordenação do espaço, insere qualidade ao ambiente, interferindo diretamente na vida das pessoas.

Como é ver um projeto que você participou se concretizar?

Possuo hoje  mais de 5 anos de experiência na área, sendo que há  3,5 anos trabalho na BCMF Arquitetos, onde tive a chance de atuar em projetos diversificados, variando em escala e tipologia. Tive a oportunidade de trabalhar em grandes projetos, participar de todas as etapas, desde o estudo inicial à execução das obras. É um processo de muito esforço e trabalho, mas é gratificante ver se concretizando um projeto no qual participei.

Como falado no início deste post, o dia do arquiteto é celebrado todo dia 15 de Dezembro. Esperamos que tenham gostado da leitura.

Agradecemos a contribuição de Gabriela e a parabenizamos pelo dia do arquiteto!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: