Candidatos Carreira

Aproveite as férias e invista em sua carreira!

O mês de julho chegou, período para curtir as férias, viajar, curtir os amigos, família e descansar. Mas, além disso, os profissionais interessados em conquistar o primeiro emprego ou até mesmo por trocar de empresa, podem aproveitar esta época para investir na sua carreira profissional.

Para falar sobre isso, o Contratanet conversou com a Cristiane de Ávila, Presidente da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, que trabalha com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações.

Aproveite essa entrevista para o seu engajamento profissional!

1 – Perguntamos a Cristiane  se era  possível aproveitar o tempo das férias para investir na carreira profissional.

“É possível desde que seja feito sem comprometer o objetivo das férias que é de descansar e, no retorno, voltar produtivo, motivado, com as forças recarregadas. Acredito, portanto, que o equilíbrio deva prevalecer. Agora, existem cursos que muitas vezes deixamos de fazer pela falta de tempo, por que a rotina intensa do dia a dia não nos permite ou mesmo não disponibilizamos o dinheiro necessário. Nesses casos, as férias se tornam uma ótima oportunidade.”

2 – Poderia nos dar dicas de como os profissionais podem aproveitar esse tempo?

“Existem cursos específicos de férias em escolas de idiomas, por exemplo. Indico ainda os cursos do Sistema S, que tem a finalidade de qualificar e promover o bem-estar social dos trabalhadores e tem um valor acessível. Participam do Sistema S organizações como o Senai, o Sesi, o IEL, entre outras. É importante também que a pessoa invista um tempo para pesquisar com antecedência a área que mais gosta.”

3 – Sabemos que a disciplina é muito importante quando traçamos um objetivo. Como alinhar este período lúdico com a disciplina exigida quando se trata de investir em nossa carreira profissional?

“Como disse anteriormente, o equilíbrio deve prevalecer. Uma dica é primeiro descansar e após esse período de relaxamento, reservar um tempo para os estudos e pesquisas.”

4 – O que os profissionais devem fazer para encontrar o primeiro emprego?

“Primeiramente, tenha claro a área que você optará por atuar considerando suas expectativas de realização, salário e futuro. Para isso, considere suas atuais habilidades, conhecimentos e saiba o que terá que desenvolver. O segundo passo é elaborar um currículo. Hoje os sites que recebem cadastro de currículos e vagas têm este serviço gratuitamente. Pesquise por sites de vagas e currículos e se cadastre. Mantenha uma rotina de consulta a esses sites visando acompanhar as consultas ao seu currículo bem como as vagas. Converse com colegas e conhecidos e diga sobre seu interesse. Esta ação junto ao networking pode gerar ótimos resultados. Se prepare através de leituras e orientações com profissionais especializados para participar de processos de seleção. Antes de ir para uma entrevista, sempre entre no site da empresa e se informe. Correlacione com suas expectativas. Cuide da apresentação para ir à entrevista, usando roupas adequadas para o meio profissional. Administre a ansiedade: se informe dos próximos passos e mantenha a postura sempre de interesse quando for este o caso. Se não houver interesse agradeça e mantenha as portas abertas para futuras oportunidades.”

[mc4wp_form]

5 – E para trocar de emprego, as ações são diferentes?

“Sim. No caso da troca de emprego é fundamental que o trabalhador conheça os motivos que o levam a dar este passo. Coloque na balança os prós e contras do atual emprego e sua expectativa em relação ao mercado. Somente após, distribua o currículo.

Mantenha a discrição e nunca utilize dos recursos da atual empresa para se recolocar no mercado. O ideal é ser sincero no atual emprego e relate sua intenção. Lembre-se: as portas devem permanecer abertas.”

7 – Sabemos que o Mercado de trabalho está aquecido, muitos profissionais especializados para desenvolver funções em um mercado tão necessitado de mão de obra. Porém, muitas empresas não conseguem profissionais qualificados para ocuparem os cargos ofertados. O que você considera importante para que os profissionais possam se preparar melhor para essas oportunidades?

“Busque se informar dos conhecimentos, habilidades e ferramentas necessárias para o exercício da atual atividade. Caso identifique um gap (falha) invista ou verifique se a empresa disponibiliza tal desenvolvimento. Leia além de conteúdo técnico, invista em conteúdos gerais como mercado e tendências.”

 

Cristiane de Ávila é Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-MG e Gerente de RH do Minas Tênis Clube. Coach e especialista em gestão estratégica de recursos humanos.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: