Candidatos Processo Seletivo

Comprometimento nos processos seletivos

Muitos candidatos vacilam na etapa mais simples do processo seletivo, que é simplesmente: comparecer ao local da seleção  na data e horário agendados.

Ao ser convidado para as etapas de seleção, seja entrevista, dinâmica, provas ou qualquer outra, confira sua disponibilidade em estar presente ao local especificado. Lembrando-se sempre, uma vez confirmada a sua participação na seleção, apresente-se ou justifique sua ausência, sempre!

É muito ruim quando a confirmação é realizada e o candidato não aparece e não faz nenhum contato desculpando ou justificando-se. Por mais que você tenha um motivo real para se ausentar, se você não se justificar, isso irá refletir em total desinteresse com a oportunidade oferecida e muito além, na sua imagem como profissional, visto que, na maioria das vezes, você foi convidado a participar do processo que você mesmo se inscreveu, cabendo a você aceitar ou não.  Se não for possível se explicar com antecedência, que isso seja feito assim que possível.

Isso parece tão óbvio, não? Pois sim, nós também achamos. Porém, recentemente, uma empresa, que não diremos o nome teve 50% de falta no processo seletivo que os canditados enviaram currículo, confirmaram a participação no momento da marcação do teste, mas não comaparecerem e não deram nenhum tipo de satisfação para a empresa. Qual a imagem fica  desse profissional  para essa empresa? A resposta é clara, concordam?

Em alguns casos, por exemplo, candidatos questionados pela ausência, disseram não terem ligado para a empresa porque não registraram um número de contato. Bom, anota aí nossa dica: sempre que for convidado para uma seleção, pergunte telefone e e-mail para eventuais emergências. Algumas empresas já fornecem esses dados no ato do convite, mas caso isso não seja feito, pergunte você, não há problema nenhum nisso, ao contrário, mas em último caso, a internet está aí para isso. 😉

O mesmo vale para eventuais atrasos. Se não conseguir chegar na hora marcada, ligue e pergunte sobre a possibilidade em chegar atrasado para a seleção.  Para qualquer um dos casos, atrasos ou faltas, é importante se desculpar pelo inconveniente, dizer o motivo, se possível, e pedir uma nova oportunidade. Se você realmente estiver preocupado com esse inconveniente, o RH perceberá e, se for possível, lhe dará uma nova chance.

Fato é, todo candidato começa a ser avaliado desde o primeiro contato telefônico. Por isso, ser agradável e mostrar comprometimento e interesse, são  aspectos fundamentais em todas as etapas de qualquer processo seletivo.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: