Candidatos Processo Seletivo

O que não fazer em processos seletivos

Quando estamos procurando nosso lugar no mercado de trabalho, um dos desafios enfrentados é ser selecionado no processo seletivo. Há muitos detalhes que podem ajudar os candidatos a se posicionarem de maneira  correta. Para ajudá-los reunimos algumas dicas que coletamos de diversos recrutadores.

Enviando currículo

Mande e-mails em cópia oculta!

Ao enviar o currículo, muitos candidatos o direcionam para diversas empresas ao mesmo tempo. O que é natural. Mas deixar todos os destinatários expostos, é deselegante, então procure sempre colocar os endereços de e-mail na opção “cópia oculta”.

Atirar para todos os lados não é a melhor saída!

Uma mesma empresa pode ter diversas vagas distintas abertas. O ideal é que você tenha foco, mas caso realmente tenha interesse por mais de uma oportunidade da mesma empresa, cuidado para não se candidatar a vagas de níveis e áreas muito distintas. Como alguém que se candidata desde uma vaga de estágio a uma vaga de gerente. Não faz sentido, concordam?

Especifique o nome da vaga no assunto do e-mail.

Muitas empresas especificam no anúncio de sua vaga, o assunto de e-mail que o candidato deverá colocar ao enviar seu currículo. Nesse caso, é importante seguir a orientação. Mas caso a empresa não exponha essa regra, coloque no assunto de seu e-mail, o título da oportunidade que mais o interessou. Por exemplo, se for uma oportunidade de Estágio Comercial, coloque no assunto: “Oportunidade para Estágio Comercial”. Isso poderá fazer que o recrutador dê preferência na leitura de seu currículo!

Saiba em quais processos seletivos se inscreveu

Anote todas as empresas que indicar interesse em participar da seleção e também a vaga. Não há nada mais desagradável que ligar para o candidato, apresentar a empresa, convidá-lo para o processo seletivo e ele não se lembrar que se inscreveu! Bola fora!

No processo seletivo

Comprometimento!

Seja pontual em todas as etapas do processo seletivo! Mas se algum imprevisto ocorrer e isso fizer com que você atrase ou falte à etapa agendada da seleção, ligue, o quanto antes, para a empresa e avise o ocorrido.

Que roupa usar na hora da entrevista?

A roupa ideal para comparecer aos processos seletivos é aquela que combina com o perfil da empresa. Uma empresa muito informal, não exige que o candidato vá de terno e gravata para a entrevista. Para isso, pesquise a empresa, procure fotos nas redes sociais. Mas cuidado! O bom senso deve prevalecer, bermudas, regatas, chinelos nunca serão adequados para uma seleção.

Pesquise as oportunidades!

Antes de ir para uma seleção, estude sobre a vaga que você está concorrendo, sabendo sobre o que ela se trata e quais responsabilidades esse profissional irá assumir, além disso, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Chegue preparado!

Olho no olho!

Mantenha sempre um bom contato visual com o entrevistador. Isso mostrará atenção e segurança da sua parte e contará como ponto para você!

Mantenha-se ligado!

Se você estiver concorrendo a processos seletivos, fique de olho no celular e e-mail. Algumas empresas relatam terem desistido de candidatos por não terem conseguido contatá-los.

Para ter acesso a mais dicas, curta a página do Contratanet no Facebook. Lá publicaremos dicas novas para vocês. 

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: