Candidatos Carreira

Escolher entre duas opções de trabalho: o que levar em consideração?

Escolher entre duas opções de trabalho não é fácil, ainda mais quando você está começando sua vida profissional e não sabe muito bem por onde ir.

Não é raro que os candidatos em início de carreira acabem escolhendo um emprego levando em consideração apenas o salário ou a proximidade da casa, e fiquem frustrados.

Afinal, qual o segredo para escolher bem entre duas opções de trabalho? Se você quer descobrir, acompanhe nosso artigo e anote nossas dicas!

Coloque no papel tudo aquilo que é importante para você em um emprego

Não saber aonde você quer chegar é um dos erros que podem te levar a optar por uma oportunidade ruim.

Ainda que toda experiência seja, de fato, uma experiência, escolher bem o início de sua vida profissional pode influenciar muito sua carreira daqui para frente.

E, para começar, escreva em um papel tudo aquilo que você espera ter dentro de uma empresa, inclusive suas pretensões para o futuro.

Onde você espera estar daqui alguns anos? Ainda que este seja o seu primeiro emprego, entender o que você espera para sua carreira deve ser um dos principais critérios ao escolher entre duas opções de trabalho.

Pesquise a cultura organizacional de cada empresa

Imagine trabalhar em um lugar que você não se sente à vontade durante anos. Nem todos os candidatos estão preparados para trabalhar em um lugar onde as regras de vestimenta, por exemplo, são muito rígidas.

Pesquisar a cultura organizacional das empresas é importante para você saber se você consegue se adequar a ela ou não.

Priorizar apenas o salário, mas não levar em consideração o seu nível de proximidade com a cultura da empresa, pode te deixar extremamente frustrado.

Neste momento de escolha, é importante que você busque entender como cada empresa funciona. Anote tudo, compare e veja aquela que mais combina com a sua personalidade e visão profissional.

Analise as oportunidades de crescimento

Um dos principais motivos que deixam os funcionários de uma empresa frustrados é a falta de crescimento profissional. Quando se está há 10 ou mesmo 20 anos em uma mesma função, com o mesmo salário, é difícil sentir prazer com o que faz.

E esse precisa ser um dos pontos pensados por você na hora de escolher entre duas opções de trabalho, principalmente se suas pretensões profissionais incluem chegar a altos cargos de gerência.

Lembre-se que, em empresas sem um plano de carreira definido, mesmo que você tenha feito um bom curso de graduação e invista em especialização, ficará preso na mesma função.

A empresa oferece um salário bom? Ótimo. Mas, pense se vale mesmo a pena passar a vida toda recebendo esse salário, sem maiores níveis de aprendizado e sem evolução na carreira.

Lembre-se da importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal

É comum que as pessoas se submetam a rotinas muito pesadas no começo da vida profissional, mas não ter vida pessoal não pode ser uma opção para você.

A falta de vida pessoal torna o trabalho mais estressante, logo, dedicar-se a ele vai ser cada vez mais difícil.

Porém, um dos principais malefícios disso, com certeza, será a falta de tempo para se dedicar a cursos, especializações e tudo aquilo que é fundamental para um crescimento profissional rápido e saudável.

Por isso, antes de escolher entre duas opções de trabalho, pesquise os horários das empresas. Boas folgas aos fins de semana também são importantes.

Veja se a empresa está em um período financeiro estável

Mesmo que a empresa ofereça um bom salário, desconfie. Uma parte das empresas vem enfrentando períodos financeiros conturbados, e uma crise ou outra é normal.

Porém, quando ela está há anos neste ritmo e parece prestes a pedir falência, nem adianta tentar uma carreira dentro dela. E a melhor forma de descobrir a situação da empresa é por meio do contato com funcionários.

Acredite, isso pode até te salvar de uma demissão precoce, falta de pagamento e até mesmo te livrar do estresse que é trabalhar em um lugar assim.

Está pronto para escolher entre duas opções de trabalho? Se você gostou, assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas e novidades sobre o mercado de trabalho!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: