Candidatos Carreira

A importância de estagiar antes de formar!

O primeiro estágio ou emprego leva o profissional à um mundo totalmente novo. “Como devo me vestir?” “Como devo me portar?” “Como devo tratar o meu chefe?” “Como organizar minhas demandas?” Essas são questões básicas, mas que se tornam um dilema para aqueles que nunca vivenciaram isso.

As primeiras oportunidades lhe ensinarão como é ter uma rotina de trabalho, como funciona uma empresa, como é a relação com a chefia. Além disso, você aprenderá a cumprir prazos e compromissos, ter responsabilidades profissionais, entre diversos outros aspectos. Por outro lado, imagine uma pessoa já formada, tendo que aprender todos esses pontos, muitas vezes básicos, em um momento profissional onde o que se espera já é um nível maior de maturidade? Isso trará uma enorme dificuldade de inserção.

O estágio será uma das únicas oportunidades em que o esperado de você será aprendizado em uma proporção muito maior do que entregas ou resultados. Isso também trará maior aceitação com erros, afinal é o esperado e previsto daqueles que estão aprendendo. Já quando falamos de profissionais formados, efetivados, essa relação é inversa, você será cada vez mais cobrado por resultados e desempenho e o espaço para erros será sempre cada vez menor.

O estágio é também o momento de experimentar áreas diferentes, caso ainda não tenha decidido o seu foco profissional. E então, quando formar, poderá focar e procurar oportunidades que realmente o interessem. Estagiar é a chance de sair do mundo acadêmico com noções práticas da sua área de formação. Isso o diferenciará de muitos candidatos e profissionais que saem muito despreparados da faculdade. E acreditem quando eu falo que o diferenciará de muitos.

Bom, sabemos que nem todos têm a chance de fazer um estágio durante a faculdade, seja porque não conseguiu uma oportunidade ou qualquer outro motivo. Mas a dica é dar o máximo de si para conseguir ter essa experiência, seja se voluntariando, divulgando seu currículo ao máximo nas redes sociais, portais de vagas ou diretamente nas empresas que o interessarem.

Se você é estudante e já tem um emprego, porém fora da sua área de formação, avalie a possibilidade de “dar um passo atrás” aceitando um estágio, para depois, acredite, dar muitos passos à frente. Claro que a questão financeira nesse caso, deve ser levada em conta, mas estagiar durante sua graduação, aumentará e muito, suas chances de conseguir o primeiro emprego na área desejada.

Para já iniciar sua busca por um estágio na sua área de formação, acesse o portal de vagas Contratanet e confira as melhores oportunidades de estágio do Brasil!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: