Candidatos Carreira

Quais perguntas responder antes de pensar em mudar de carreira?

mudar de carreira

Nós passamos a maior parte do dia — e da vida — nos dedicando a vida profissional. Portanto, ter um trabalho do qual gostamos, e de onde obtemos a oportunidade de nos destacar, é sim muito importante e vai além do fator financeiro.

Antigamente, no tempo dos nossos pais, era comum ver funcionários que trabalhavam a vida inteira em um mesmo lugar. Mais frequente ainda eram os casos de profissionais que desempenhavam atividades das quais nunca gostaram, mas que aprenderam a executar bem.

Pois, graças à experiência desta geração, atualmente temos a consciência da importância de se extrair prazer do nosso ofício e do quanto esta adequação é benéfica para o sucesso na vida pessoal e profissional. Contudo, esta mudança deve ser feita com muito cuidado e planejamento. A seguir, veremos questões que devem estar respondidas antes de decidirmos dar uma guinada em nossa vida profissional.

Não quero mais! Chega!

Por que? Se pergunte e entenda profundamente quais são as razões que fizeram você não gostar mais da sua atual profissão. O quê, exatamente, você não está gostando?

Entender isso ajudará você a colocar um ponto final nesta atividade ou tornará claro algum dificultador que pode ser resolvido, sem a necessidade de mudar de área. Talvez seu problema esteja na empresa em que atua, modelo de negócio ou algo do gênero. Independente do que seja, conhecer o fator de descontentamento ajudará você a tomar a decisão certa.

O que eu quero?

Pergunte-se. O que você quer? Libere seus desejos sem restrições. Neste momento vale colocar tudo no papel. Não se preocupe: mais adiante iremos avaliar se o que você quer é viável ou não.

Faça uma lista, seja honesto consigo mesmo, e retire aquilo que você sabe que não o faria feliz ou que não tem nada a ver com você, mesmo que seja a profissão do momento. Acredite em suas habilidades e conheça seu perfil.

Como está o mercado?

Com a lista em mãos, faça uma pesquisa a respeito destas novas áreas almejadas. Entenda as possibilidades dentro e fora da sua área de atuação, cruze com suas habilidades, veja os requisitos que você já preenche e quais deve desenvolver para conseguir uma boa posição.

Como vou me preparar financeiramente?

Respire fundo e avalie quanto tempo e dinheiro você teria que dispor para tornar-se um profissional qualificado nesta área. Coragem! Não tenha medo da idade, afinal, nunca é tarde para mudar. Existem vários profissionais assim como você, neste exato momento, começando tudo de novo.

O importante aqui é compreender sua condição financeira. Você pode dispor de uma reserva financeira ou talvez realizar uma mudança gradual, sem sair do atual emprego, para manter sua fonte de renda enquanto se especializa em outra área.

Encare os desafios

Não importa qual a área escolhida, todo começo trará desafios e uma grande excitação. Por isso é tão importante entender os motivadores desta mudança, se informar e tomar uma decisão madura, baseada em fatos, informação, autoconhecimento e autoconfiança.

Fale com sua família

É importante que a sua família compreenda a sua decisão e entenda o caminho que você está planejando. Isso os deixará mais seguros e prontos para dar aquele apoio, tão necessário num momento de mudança.

Saiba mais sobre pessoas na mesma situação que você, pesquise na internet, participe de comunidades nas redes sociais, compartilhe sua experiência e tire suas dúvidas. Acredite! Você pode sempre fazer melhor e correr atrás de ser feliz, mas esta também é uma decisão que deve ser tomada por você.

E você? Tem mais alguma dúvida nesse sentido? Conte aqui suas experiências e dicas sobre mudança de carreira.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: