Candidatos Carreira

Networking: entenda a importância para sua carreira!

networking

No nosso dia a dia estamos sempre em contato com diversas pessoas em busca de algum objetivo, tanto em nossas amizades, nas relações afetivas, como também no trabalho.

Especialmente na área corporativa, as relações têm se tornado cada vez mais importantes para o crescimento do profissional. A expressão networking foi designada para caracterizar as relações interpessoais no universo do trabalho.

A busca por contatos e conhecimentos através de outros profissionais, com ideias diferentes, novas culturas e visões, pode ser muito mais benéficos do que você imagina. É importante sim, que você tenha uma graduação bem feita, saiba falar outros idiomas, e tenha uma pós-graduação. Porém as empresas, atualmente, estão em busca de profissionais comunicativos que saibam trabalhar em equipe, tenham aptidão para liderança e um bom networking.

Uma base sólida em relacionamentos profissionais é extremamente importante para fazer o seu marketing pessoal, além de contribuir para o crescimento mútuo na sua área de trabalho. Nesse post mostramos alguns benefícios do networking, acompanhe aqui!

Vantagens dos relacionamentos interpessoais

Estar em contato com outras pessoas nos permite conhecer novas culturas, estimulando habilidades e adquirindo novos conhecimentos. Além de ter contato direto com opiniões diferentes, o networking tem sido uma grande fonte de recolocação profissional. Empresas de RH têm percebido que grande parte das vagas no mercado estão sendo preenchidas por indicações.

Ter uma boa reputação em seu ambiente corporativo e fora dele também, é de fundamental importância para os profissionais atualmente. É notável que os profissionais que inspiram confiança são os mais propícios a terem um networking eficaz. Ser um profissional confiável, é ser correto com seu trabalho, evitando desculpas, e buscando sempre formas de contribuir com a empresa e com os seus colegas de trabalho.

Não seja tímido ou egoísta

Não basta querer que os outros profissionais te indiquem. Demonstre interesse e boa vontade em contribuir com quem necessita de sua colaboração. Seja proativo, multiplique seus contatos e esteja sempre aberto para conhecer pessoas. Evite enxergar os profissionais de sua área como “concorrentes”, eles podem ser sua porta de entrada para a empresa.

Demonstre afeto pelos seus contatos, não procure-os somente quando precisar de favores. Não tenha vergonha de pedir ajuda quando precisar, haja de forma natural e cortês, mas não se esqueça de ser objetivo.

Esteja sempre em evolução

Busque maneiras de se atualizar, participe de palestras, congressos, cursos de capacitação, busque eventos sociais e esteja em dia com a solidariedade. Esses são ambientes muito propícios de ampliar seu networking, pois este é o cenário que há maior probabilidade de se encontrar os profissionais que têm os mesmos objetivos que você, além de se manter a frente das novas informações e tecnologias a serem desenvolvidas.

Adquira também o hábito da leitura, não somente técnica, busque aumentar seu conhecimento em outras áreas. Seja a pessoa com quem você gostaria de manter contato.

Gostou das nossas dicas? Você possui um bom networking? Conte-nos como mantém sua rede e participe da conversa! Não deixe de continuar acompanhando o nosso blog também!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: