Candidatos Carreira

O Novo Líder: conheça o seu perfil

o perfil do novo líder

Hoje infelizmente a realidade de muitas organizações se reflete na seguinte questão: faltam líderes no mercado e, por consequência, sobram inúmeras vagas nas empresas.

Quando se falava em líder algum tempo atrás, o estereótipo do bom profissional e de sua equipe era pautado apenas em sua capacidade de entrega de resultados.

Apesar de o resultado estar sempre no centro da questão, a forma como se dá a liderança também é algo que merece atenção nos dias de hoje. Isso porque nem sempre um resultado positivo reflete uma equipe bem gerida, principalmente no que se refere ao fator humano.

O modelo de administração está mudando, pesquisas organizacionais indicaram que as equipes de trabalho estão obtendo melhores resultados quando se sentem motivadas, e não pressionadas.

Essas mudanças acarretaram na reformulação do perfil dos novos gestores. Atualmente, não basta apenas delegar funções, também é importante ser humano e perceber que para gerir pessoas é necessário antes de tudo compreendê-las.

O Novo Líder e as Relações do trabalho

O novo modelo de liderança é baseado nas relações do trabalho. Grande parte das perdas de produtividade nas empresas ocorre devido à desmotivação organizacional.

É fundamental que um líder tenha uma capacidade maior de comunicação e que aprenda a administrar as insatisfações que o grupo traz. É preciso que ele saiba utilizar as ferramentas do marketing pessoal para alcançar uma melhoria de comportamento.

O gestor não vai conduzir pessoas apenas pelo que fala, mas sim pela forma que ele age, como ele enfrenta as situações de conflito dentro do grupo e sua percepção pessoal perante o comportamento adversos de seus colaboradores.

Além de conhecer sobre sua função, é importante que líder também conheça seus colegas de trabalho, suas deficiências e habilidades para que possa delegar as tarefas conforme sejam obtidos melhores resultados.

O primordial é que seja estabelecido um bom relacionamento com sua equipe, e seja visto como referência, afinal, o respeito está falando mais alto que o medo, já que relacionamentos sadios entre líderes e equipes estão sendo fonte de motivação dentro das organizações.

A Autoliderança

Uma das principais habilidades do novo líder é a capacidade de liderar a si próprio. A necessidade de ser a referência a se seguir, colocou por terra o líder que age apenas por discurso.

A nova realidade, dentro das empresas, necessita de pessoas que trabalham motivadas e com satisfação, e que assim, tenham compromisso. E este compromisso só pode ser estimulado por líderes que mantenham este tipo de relação com sua própria equipe.

Liderança Humanizada

A ideia inicial de uma liderança humanizada é compreender que o profissional não é uma máquina, e sim um ser humano e que possui necessidades tanto pessoais quanto profissionais.

Para se tornar um bom líder, é importante ser uma boa pessoa, que crie um clima organizacional que motive os profissionais, assim buscando as ferramentas necessárias para que se forme uma equipe de trabalho que respeite suas diferenças.

É importante que o gestor aprenda a utilizar as linhas de aproximação democrática e que as tarefas sejam delegadas conforme as necessidades de seu time de trabalho, e que, também, consiga suprir as carências do seu grupo.

Como é seu ambiente de trabalho? Você acredita ter perfil para líder? Deixe o seu comentário!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: