Candidatos Carreira

Dúvidas sobre qual profissão seguir? Entenda o que faz um advogado!

o que faz um advogado

Talvez você já saiba que se interessa pela área de Direito, mas não conseguiu decidir ainda qual profissão do ramo resolverá seguir. E para te dar uma ajuda nessa tão importante decisão, vamos falar um pouco sobre o que os advogados fazem e qual é a importância do seu cargo para a Justiça.

Afinal, o que faz um advogado?

Geralmente, o que sabemos sobre o que faz um advogado vem de filmes, novelas e séries, mas, é claro, a profissão é muito mais profunda e vai bem além disso.

Um advogado é um profissional liberal, bacharel formado em Direito e que, para advogar, deve ser autorizado pelas instituições competentes de cada país.

Os advogados representam os legítimos interesses de pessoas físicas ou jurídicas, seja em juízo ou fora deste, seja entre si ou ante o Estado. Assim, os advogados se tornam peças essenciais para a administração da Justiça, pois asseguram a defesa dos interesses das partes em juízo, tirando a parcialidade das mãos da Justiça e transferindo o debate para os próprios cidadãos.

No momento da defesa de terceiros, os seus clientes, o advogado deve estudar o processo e desenvolver uma defesa compatível e com base nas leis do país.

Assim, praticar a advocacia não é apenas exercer uma profissão, mas sim um encargo público, compondo elementos da administração democrática do Judiciário – seja o advogado um funcionário público ou não.

Áreas de atuação no direito

Os advogados podem atuar prestando consultoria jurídica e ainda para prevenir problemas de futuros ou eventuais litígios, a fim de controlá-los. Portanto, a atuação da advocacia pode se dar em: assessoria jurídica, consultoria jurídica, procuradoria jurídica, auditoria jurídica, controladoria jurídica, planejamento jurídico e ensino jurídico.

Além disso, os advogados podem escolher um ou mais ramos dentro do direito para se especializarem, como vara trabalhista, criminal, civil, familiar, sistemas da informação, ambiental, comercial, defesa do consumidor, entre outros.

Exame da OAB

No território brasileiro, caso um cidadão queira ser advogado, além de fazer o curso de Direito, ele deve estar inscrito regularmente na OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Para tal fim, o futuro advogado deve realizar o Exame da Ordem realizado em todo o país, três vezes ao ano. A prova consiste em duas fases e é instituída pela Lei Federal 8.906/94, art. 8º, inciso IV.

Há as provas objetivas nas quais as questões possuem cinco alternativas sendo uma a correta (o indivíduo deve acertar pelo menos 50% delas) e as subjetivas, com uma peça processual privativa de advogado valendo 5 pontos e 4 questões subjetivas, valendo 1,25 cada, totalizando em 10 pontos.

Salários e mercado de trabalho

Finalmente, o salário médio inicial de um advogado é entre R$3.900 e R$4.700. Para se dar bem na área, é necessário ter desenvoltura, saber se comunicar bem, ter boa argumentação e gostar de ler.

Além de concursos públicos que levarão o advogado a trabalhar dentro de instâncias governamentais, outros locais no mercado de trabalho para os advogados são escritórios de advocacia, empresas públicas e privadas, assessoria jurídica e magistratura.

Agora que sabe mais sobre o que faz um advogado e já se decidiu pelo Direito, desejamos sucesso! Deixe seu comentário e continue de olho no blog!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: