O que pesa na hora de encontrar uma oportunidade profissional?

 

O processo seletivo é uma etapa fundamental para conquistar uma nova oportunidade profissional, tanto para quem está entrando no mercado como para aqueles que buscam uma recolocação ou ascensão na carreira. A elaboração do currículo e a postura durante a entrevista são determinantes para a escolha do recrutador, mas não são os únicos detalhes. É fundamental mostrar competência.

Por isso, conheça no post de hoje algumas dicas para aumentar suas chances de conquistar uma nova oportunidade profissional.

Currículo bem elaborado

O currículo é a principal ferramenta de apresentação de um profissional e, por isso, é essencial que o documento seja bem elaborado. Cuidado com a formatação, que deve ser simples e discreta para facilitar a leitura. Quanto à estética, evite o uso de fontes variadas e cores. O endereço de e-mail também precisa ser sóbrio e conter apenas o nome do candidato.

Para descrever o objetivo, seja direto e mantenha o foco em uma ou duas áreas de atuação. Valorize a formação acadêmica e a experiência profissional, mas sem exageros. E, acima de tudo, nunca acrescente informações falsas ao currículo. Um bom recrutador identificará a tentativa e a imagem do profissional ficará arranhada.

Conhecimento sobre o negócio

Antes da entrevista, é essencial conhecer a empresa e buscar informações importantes, como o histórico, situação no mercado, principais concorrentes, produtos e serviços oferecidos, lançamentos, potenciais clientes e desafios futuros. É interessante pesquisar também sobre a cultura e valores corporativos. Para tanto, basta acessar o site, as redes sociais e ler as últimas notícias.

Estar bem informado

Um profissional atualizado e bem informado costuma se destacar nas entrevistas, pois é capaz de conversar sobre vários assuntos com desenvoltura. Essa é uma característica bastante requisitada pelo universo corporativo, uma vez que demonstra a capacidade de análise de todo o contexto.

Pontualidade

Pontualidade é fundamental, e não apenas na entrevista de emprego. Atrasos causam transtornos, prejudicam agendas e indicam falta de disciplina. Também não é adequado se adiantar demais, pois pode transparecer ansiedade e insegurança. Chegar com 15 minutos de antecedência é o mais indicado.

Postura profissional

O conceito de postura profissional envolve uma série de fatores, como maturidade, discrição, autoconfiança e educação, além da linguagem corporal e verbal. Vale lembrar que, em todas as empresas, há protocolos de comportamento e conduta, por isso é preciso ter cuidado com excesso de intimidade, com o gestual e com o tom de voz.

Também faz parte ter uma boa postura, não fazer críticas ou comparações negativas que envolvam experiências em outras empresas. Prefira uma atitude positiva, de compromisso e entusiasmo, muito mais adequada aos candidatos que buscam uma nova oportunidade profissional.

Aparência de acordo com a cultura da empresa

É importante conhecer e se adequar ao padrão da empresa ao escolher a roupa para a entrevista. Alguns ambientes exigem mais formalidade, outros permitem um estilo mais despojado. Esse alinhamento é fundamental, para que não haja nenhum tipo de choque no momento da entrevista.

Na dúvida, aposte sempre nos clássicos, em cores escuras e em poucos acessórios. Atenção também aos detalhes, como cabelos, barba, unhas e perfume. É preciso criar um perfil harmonioso.

Preparação para as perguntas

Boa parte das perguntas são conhecidas, e a principal regra é dizer a verdade e ser natural, em vez de tentar construir um personagem, pois o recrutador sabe exatamente como identificar essas situações. Tente demonstrar interesse por novos desafios e aprendizados, explore sua comunicação interpessoal, seja gentil e atento.

Algumas questões podem parecer não ter relação com a entrevista, mas, nesses casos, não há certo ou errado. O que se espera é que o candidato seja capaz de construir uma linha de raciocínio e explicar como chegou àquela conclusão.

Vários outros temas podem surgir, envolvendo momentos profissionais delicados, reação a pressão, erros cometidos, frustrações e conflitos com colegas ou gestores. Nesse caso, não fuja do assunto e seja sincero.

Você tem outras dicas para a elaboração de um bom currículo e para conquistar novas oportunidades profissionais? Compartilhe conosco!

Contratanet

Contratanet

O Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Você pode gostar...