Candidatos Carreira

Planejamento de Carreira: veja essas 6 dicas

planejamento de carreira

Uma carreira de sucesso é o sonho de todo profissional. Mas para conseguir alcançar qualquer meta, é necessário conhecer os obstáculos e as alternativas e encontrar meios para obter bons resultados. Em outras palavras, é necessário planejar.

O planejamento é algo bem presente no cotidiano. Uma viagem de férias, compra de um carro, casa própria, organização de estudo, qualquer um desses itens citados se não forem bem planejados, tendem a não serem coroados com êxito ou a trazerem inúmeros transtornos.

Na sua carreira não pode ser diferente, é importante que você esteja disposto a conhecer o novo mundo que deseja ingressar. Pensando nisso, destacamos 6 dicas importantes para você conseguir o sucesso que tanto almeja através de um planejamento de carreira. Confira!

1 – Conheça sua realidade

Realize uma autoanálise do seu presente. Como está sua carreira atualmente? Você pretende prosseguir neste mesmo segmento? Seu talento está sendo bem aproveitado neste setor? Você está se sentindo realizado profissionalmente? Há oportunidades de crescimento?

Entendendo seus sentimentos e como você se vê dentro da empresa, é possível optar se vale a pena ou não investir em determinado caminho. Esta é a primeira etapa de um planejamento de carreira profissional.

2 – Faça uma pesquisa de mercado

Para efetuar qualquer plano de carreira, é importante saber sobre o que planejar. Quando se trata de planejamento de carreira, é importante o conhecimento do mercado que deseja atuar, qual empresa você pretende trabalhar, as qualidades que você tem para que se interessem por você, como suprir suas carências.

Descubra como, quando e onde poderá começar a se preparar para se habilitar para as oportunidades que anseia.

3 – Tenha um objetivo em mente

Antes de começar o seu planejamento de carreira, você precisa saber o que quer. Quais os objetivos a curto, médio e longo prazo?

Agora que suas metas estão traçadas, comece a analisar o que é necessário para alcançá-las e os investimentos que podem contribuir para sua formação. Um curso de idiomas, capacitações, pós graduações… Reflita sobre suas prioridades e certifique-se de que está apto a comemorar o sucesso.

4 – Dedique-se

Todo profissional no início de carreira acaba se sacrificando um pouco mais. Essa é a fase em que é preciso “pegar no pesado” para colher os frutos no futuro.

A busca pelo desenvolvimento nem sempre é fácil, porém é imprescindível ao profissional que se comprometa com o ambiente corporativo e mantenha uma postura e, principalmente, não desanime no meio do caminho.

5 – Desenvolva seu networking

Cerca de 70% das recolocações no mercado de trabalho são através do networking. Provavelmente, você já conheceu alguém que conseguiu um emprego melhor através de indicação de algum contato de trabalho. Seja uma referência para seus contatos e colabore com eles – quando necessário, eles podem ser a sua porta para o sucesso.

6 – Esteja atento ao Marketing Pessoal

Tenha sempre em mente suas habilidades, conhecimentos e o espírito de equipe. Sempre que for necessário falar de si mesmo em situações de entrevistas ou até para solicitar um cargo melhor, liste suas melhorias, como você contribuiu para o melhor funcionamento da empresa, suas conquistas e o que você almeja em seu futuro. Trabalhar o marketing pessoal é uma excelente tática para consolidar suas demais ações e não deve faltar em seu modelo de planejamento de carreira.

Você já fez seu plano de carreira? Quais as suas metas? Conte-nos sua experiência e participe da conversa deixando um comentário logo abaixo.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: