Candidatos Processo Seletivo

Procurando emprego? 7 atitudes de um candidato vencedor!

atitudes de um candidato vencedor

Para quem está procurando emprego, são várias as recomendações a respeito de como se portar em entrevistas de trabalho. É possível encontrar na internet dicas de senso comum, como a necessidade de se vestir adequadamente na entrevista e de não mentir sobre seu currículo.

Mas qual o segredo do efetivo sucesso em processos seletivos? O que faz a diferença na hora de conseguir o emprego dos sonhos?

Para responder a essas perguntas, temos algumas dicas que podem te ajudar nesse momento profissional tão importante. Confira conosco 7 atitudes de um candidato vencedor!

Esqueça o celular durante o processo seletivo

Cada vez mais, o celular nos acompanha em todos os momentos do dia, nas mais variadas atividades. O momento do processo seletivo (entrevistas e dinâmicas de grupo), no entanto, deve ser de total atenção e foco nas atividades realizadas.

Não se deixe distrair por mensagens, e-mails, chamadas e muito menos por redes sociais. Pessoas que não conseguem desgrudar do telefone demonstram pouco comprometimento com o processo seletivo da empresa e são rapidamente descartados.

Pesquise sobre a empresa antes das entrevistas

O candidato a uma vaga deve saber na ponta da língua as principais informações sobre a empresa. Isso se deve não a um possível questionamento durante as entrevistas, mas sobre a adequação de seu perfil às características da empresa.

Ter essas informações em mente é uma boa estratégia para ressaltar aspectos de sua experiência e formação que se encaixam com as principais necessidades do futuro empregador. Se coloque na posição da empresa e imagine o tipo de candidato que eles querem e precisam contratar.

Demonstre capacidade crítica, sem ser pedante

Capacidade crítica é uma habilidade que vários empreendedores procuram em seus futuros empregados. Analisar de forma crítica, capaz de reconhecer falhas e apontar soluções, é um traço de profissionalismo que deve ser demonstrado na entrevista (exemplos de ações profissionais anteriores), bem como em dinâmicas de grupo.

Mas cuidado para não parecer pedante. Críticas e observações devem ser feitas com propriedade e respeito aos colegas.

Tenha senso colaborativo

Hoje em dia, poucas são as funções que comportam o individualismo no cotidiano profissional.

Cada vez mais, é necessário trabalhar em conjunto com colegas, colaborar para encontrar soluções viáveis e contribuir de sua maneira para o sucesso da empresa. Essa capacidade de senso colaborativo também precisa ser demonstrada no momento do processo seletivo.

Demonstre iniciativa

Iniciativa é uma característica pessoal que pode ser demonstrada de várias formas. Seja propositivo nos contatos iniciais com o empregador, expresse seu interesse em se juntar a sua equipe de trabalho e foque nos aspectos práticos da função.

Nas dinâmicas de grupo, não espere que outros tomem iniciativa, proponha soluções para os problemas e dê sugestões.

Inovação e criatividade são valorizados em qualquer área

Profissionais de sucesso são inovadores e criativos, independentemente da área de atuação. Até mesmo áreas mais tradicionais, como o Direito, exigem dos profissionais criatividade na elaboração de pareceres e de soluções jurídicas para problemas aparentemente impossíveis de serem resolvidos.

Explicite experiências passadas em que sua capacidade inovadora foi essencial para a superação de contratempos.

Visão estratégica é essencial

Visão estratégica sobre a própria profissão é essencial para o “encaixe” com o perfil da companhia onde pretende trabalhar. Chegue à entrevista com os objetivos e metas da empresa em mente, bem como a trajetória profissional que pretende traçar no curso de sua carreira no âmbito corporativo.

Essa ambição com certeza será reconhecida e valorizada por seu entrevistador.

Agora que você está preparado para participar de um processo seletivo e se destacar entre os candidatos, que tal buscar a oportunidade perfeita para você? Acesse o portal de vagas Contratanet e cadastre seu currículo gratuitamente.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: