Candidatos Carreira

Recém-formado: 4 passos para conseguir o primeiro emprego

Geralmente, quem termina a faculdade e está satisfeito com o curso já quer logo ir em busca de emprego. Até porque não há motivos para ficar parado, visto que o mercado está ansioso para conhecer os novos talentos que saíram das faculdades. No entanto, muitos recém-formados acabam demorando para conseguir o primeiro emprego devido à falta de informação sobre como articular após a formatura.

Neste texto, você conhecerá alguns passos importantes para facilitar o encontro do seu primeiro emprego. Confira!

1. Deixe seu currículo compatível com a vaga

Se você acha que todo currículo serve como carta coringa para todas as vagas de emprego, está bastante engando. Para cada vaga de emprego, mesmo que dentro de uma mesma área, o currículo deve ser adaptado para as exigências do cargo ou empresa. Então, antes de enviar seu currículo, verifique se as experiências e habilidades que constam nele estão em comum a descrição da vaga.

Além disso, ofereça informações resumidas sobre suas experiências. Um bom currículo preza por sua objetividade. Então, evite descrever demasiadamente as funções desempenhadas e prefira colocar o período em que ocupou o cargo. Tenha em mente que o currículo é seu veículo de marketing pessoal e o que está nele importa muito na hora da contratação.

2. Faça cadastro em sites de recrutamento

Com a ideia certa para organizar seu currículo, chegou o momento de você se cadastrar em sites de recrutamento. Deixe esses portais procurarem emprego para você. Há muitos deles na internet, divulgando vagas de emprego e também selecionando o seu currículo para empresas interessadas. Alguns, oferecem esse serviço sem cobrar nada.

Faça seu cadastro e aproveite para pesquisar um pouco sobre a empresa. Busque saber sobre os produtos, concorrentes e locais de funcionamento, por exemplo. Essas informações ajudarão você a ter certeza sobre a vaga e se preparar para uma eventual entrevista.

3. Faça uma boa entrevista de emprego

E se surgir um convite para fazer entrevista para aquela vaga de emprego que você desejava? Como se preparar? Bom, a primeira coisa é estudar sobre si mesmo. Faça uma retrospectiva das suas experiências profissionais, mas não considere apenas as suas conquistas. Avalie também os erros cometidos e o que você aprendeu com eles.

No momento da entrevista, seja cordial e cuide da aparência. Não fale mal de seus antigos chefes e evite ir muito arrumado, como se estivesse indo para uma festa. Mantenha a coerência e vista-se de maneira um pouco formal. Evite fazer brincadeiras desnecessárias, mesmo que o ambiente de trabalho possa parecer descontraído. Uma entrevista bem-feita é quase um pé dentro da empresa.

4. Avise a galera sobre sua busca para conseguir o primeiro emprego

Quem é recém-formado precisa da ajuda também dos amigos e familiares para encontrar um emprego. A rede de contatos é fundamental para divulgar que você está disponível para o trabalho e até mesmo para tomar ciência de outras oportunidades.

É muito comum os primeiros empregos acontecerem por indicação dos amigos e outras experiências no currículo surgirem quando um parente próximo convida você para trabalhar com ele. Fazer esse networking vai ajudar você de alguma maneira, inclusive dando apoio para que entre confiante no mercado de trabalho.

Como vimos, deixar o currículo adequado para a vaga, cadastrar-se em sites de emprego e manter uma rede contatos podem ser as estratégias iniciais para conseguir o primeiro emprego. De qualquer forma, tenha paciência e não se feche para oportunidades mais desafiadoras.

Aprovou as nossas dicas? Ótimo! Não perca tempo e encontre a vaga dos sonhos no portal de vagas Contratanet. Cadastre seu currículo e concorra às vagas gratuitamente!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: