Candidatos Carreira Contratanet

Saiba como definir seu plano de carreira pessoal ou profissional

Onde você se imagina daqui a 2, a 5 ou 10 anos? Apesar de clichê — principalmente em processos seletivos — você realmente sabe como responder a essa pergunta? Sua resposta é verdadeira e condiz com os seus objetivos? E se sim, você sabe como chegar lá?

É exatamente aí que entra o plano de carreira pessoal ou profissional. Entenda neste artigo o que é esse processo e como construir um plano de carreira para você hoje mesmo!

O que é um plano de carreira?

Imagine que você está planejando uma viagem. Antes mesmo de sair de casa, é importante que saiba qual o seu destino final, assim como quais meios de transporte você deve pegar para chegar lá e por quais cidades ou estados deverá passar. Caso contrário é bem provável que você não alcance o seu objetivo final.

A sua carreira é como uma viagem, uma jornada. Você provavelmente tem um objetivo, um cargo dos sonhos, que quer ocupar. Porém, para atingir essa meta você precisa se planejar, entender quais competências e formações são necessárias, assim como experiências que podem deixá-lo cada vez mais perto do seu objetivo.

É para isso que serve o plano de carreira. Ele funciona como um guia, um roteiro, indicando quais os próximos passos para atingir o sucesso pessoal e profissional que almeja. Ele estipula o caminho que você deve trilhar para atingir as suas metas.

Qual a diferença entre um plano de carreira pessoal e profissional?

O plano de carreira profissional diz respeito apenas à sua vida profissional. Ele deve conter os cargos que você quer ocupar, cursos e formações acadêmicas que precisa realizar, assim como o seu cargo dos sonhos, objetivo final de carreira.

Já o plano de carreira pessoal está mais relacionado às conquistas na sua vida privada, para se atingir por meio do seu trabalho. Ele indica os bens materiais que quer adquirir (carro ou casa, por exemplo), sonhos que quer realizar (como uma viagem para a Europa) e estilo de vida visado — flexibilidade de horários, estabilidade financeira, entre outros.

É essencial que esses dois planos estejam alinhados de maneira harmônica, uma vez que a execução de um depende diretamente do outro.

Como criar um plano de carreira?

Não existe fórmula padrão para criar o seu plano de carreira, mas alguns passos podem ajudar nesse processo. Descubra agora quais são eles!

Entenda a sua situação atual

Comece entendendo muito sobre quem você é hoje e onde está em relação à sua carreira. Descubra seus pontos fortes e fracos profissionalmente, assim como as principais oportunidades disponíveis e maiores ameaças ao seu sucesso.

Trace um objetivo

Essa parte exige muito autoconhecimento e consulta a você mesmo. Busque identificar quais são os seus principais objetivos e onde você quer estar em alguns anos. Pense a curto, médio e longo prazo.

Defina os próximos passos

Identifique o que você precisa para atingir os seus objetivos. Busque capacitações e cursos, cargos em empresas menores, projetos, entre outras ações que podem levá-lo a chegar cada vez mais perto dos seus objetivos. Identifique também a quantidade de investimento que você precisará fazer e crie metas possíveis com prazos bem definidos.

Coloque em prática e realize ajustes

Agora é a hora de levantar da cadeira e efetivamente colocar o seu plano em prática. Siga o próximo passo que você definiu para SI mesmo e parta para a ação. Porém, é importante que você entenda que, quando começar a efetivamente realizar o seu plano de carreira, pode ser necessário alguns ajustes.

Isso acontece porque quando você tem contato com a experiência do mercado de trabalho, você pode mudar a forma como vê o mundo, assim como os seus objetivos. Nesse caso, não tem problema ajustar o plano à sua nova realidade. Porém, sempre mantenha o foco e tenha disciplina e determinação para efetivamente alcançar o sucesso.

Criar um plano de carreira é essencial para que você saiba exatamente onde quer chegar e o que fazer para atingir os seus objetivos. Portanto, comece hoje mesmo a elaborar o seu! Para dar o próximo passo e encontrar a vaga de emprego dos seus sonhos, cadastre-se hoje mesmo no portal de vagas Contratanet e concorra gratuitamente às melhores vagas do Brasil.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: