Candidatos Processo Seletivo

Saiba como impressionar durante uma entrevista de emprego

A maioria dos candidatos ao estar em uma entrevista de emprego responde às perguntas de uma maneira óbvia, demonstrando total despreparo na entrevista. Isso quando a timidez não é um problema.

Levando isso em consideração, preparamos para você uma série de dicas que vão além do ensino de como causar uma boa impressão na entrevista. Seguindo esses passos, você estará definitivamente preparado para agir da maneira correta e se sobressairá sobre a maior parte dos candidatos (pelo menos em comparação aos que não acessarão a esse post!). Vamos lá!

Como agir diante de cada questão

Você irá conferir abaixo algumas das perguntas mais realizadas por recrutadores no mercado de trabalho e que exigem um raciocínio ágil de sua parte. Em contrapartida, você irá saber como se comportar diante de cada uma delas.

“Quais críticas profissionais você já recebeu?”

Ao perguntar isso, o recrutador quer testar se você é sincero e humilde. Relate casos que não possam te prejudicar para a vaga em questão. Diga como reagiu às críticas e o que fez para melhorar seus pontos fracos. Evite respostas clichês como “perfeccionismo”. Isso não soa natural e indica que você quer se passar por “bonzão”.

“O que você acha das empresas por onde passou?”

Nessa pergunta, o entrevistador quer saber se você é leal e como você reage a diferentes ambientes. Fale sobre pontos positivos e negativos de cada empresa que passou, sem comprometer as instituições. Por exemplo: “Empresas do setor agrícola possuem um horário desfavorável, embora as condições de trabalho são boas.”

“Conte um pouco sobre você em ação.”

Com essa proposição, o RH quer saber como você gerencia os prazos e como atua sob pressão. Diga algo sobre as iniciativas que você teve, o que esperava de cada situação e o que realmente aconteceu. Fale sobre os resultados e o que aprendeu para lidar com problemas semelhantes. Seja breve, nada de contar a sua vida inteira. Seja objetivo!

“O que você espera daqui ‘x’ anos?”

Questionamento aparentemente simples, mas que revela que a empresa deseja saber quais são seus objetivos e nível de visão a longo prazo. Deixe claro para o recrutador que você tem o perfil de ter um vínculo duradouro com a empresa contratante. Não cite nome de empresas e cargos. Uma boa característica de um funcionário é estar aberto para mudanças, incluindo de empresas e setores. Você pode pontuar, também, por exemplo, a duração de seus relacionamentos, mencionando que namora e/ou é casado(a) a x anos ou que mantém contato com seus amigos da infância e /ou da faculdade.

Perguntas para impressionar o recrutador

Inverta o jogo e traga a bola para você. Fazer boas perguntas te faz diferente dos seus concorrentes, além de mostrar interesse na empresa e no cargo no qual se candidatou. Confira algumas delas.

Sobre a função

“Existem oportunidades de carreira a longo prazo? Quais?”

“Qual é a rotina de quem desempenha essa função?”

Desse modo, você demonstra que deseja ter um vínculo de longo prazo com a empresa e verifica se a descrição da função realmente condiz com o que você esperava.

Sobre a equipe

“Quem trabalhará diretamente comigo?”

“Qual o plano da empresa para essa equipe nos próximos anos?”

Com essas questões, você passa ao recrutador que você sabe da importância de trabalhar em equipe e que espera sempre uma evolução profissional.

Sobre a empresa

“Como é o ambiente e a cultura da empresa?”

“Por quais situações importantes a empresa está passando?”

Fazendo essas perguntas, você demonstra interesse sobre a empresa e pode se certificar de que tipos de desafios você irá se deparar.

Tudo anotado? Pronto! Agora você está preparado e poderá mostrar uma maior maturidade profissional numa entrevista de emprego, aumentando assim suas chances de conseguir a vaga desejada.

Não se esqueça de visitar e curtir nossa página no Facebook para estar por dentro de outras dicas sobre carreira e mercado de trabalho!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: