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Veja como aplicar o e-NPS corretamente na empresa

Um negócio não se sustenta sem a ajuda dos seus colaboradores. É por isso que é tão importante utilizar ferramentas que mensuram a satisfação dos membros da organização, como o e-NPS.

Já falamos sobre o que é o e-NPS e a sua importância, mas como utilizar essa metodologia corretamente? Para aplicar o e-NPS, são necessários alguns cuidados básicos com relação ao anonimato, à quantidade de aplicações e à fidelidade ao método do Net Promoter Score.

Quer entender todos esses pontos e aproveitar ao máximo o potencial da ferramenta? Então, continue a leitura e mãos à obra!

Seja fiel à metodologia original

O Employee Net Promoter Score, ou e-NPS, tem como objetivo ser um teste de satisfação simples, rápido e funcional. A partir de uma única pergunta, essa avaliação traz diversas ideias a respeito da satisfação dos colaboradores da empresa e, então, os qualifica como promotores, detratores ou neutros na organização.

Porém, um erro comum é tentar descobrir mais do que o teste se propõe e, dessa forma, criar um questionário exaustivo, com novas perguntas que, por si só, afetam os resultados.

É importante lembrar que o NPS se tornou uma metodologia tão conhecida justamente por ser uma única pergunta que, apesar de ser simples, foi testada diversas vezes e provada como uma das melhores formas de mensurar a satisfação.

Portanto, não cometa o erro de fugir da metodologia original!

Mantenha a confidencialidade

De nada adianta aplicar um teste se as respostas não forem anônimas. Se os colaboradores se sentirem intimidados de qualquer maneira ao preencher os testes, eles podem mentir para agradar a outra pessoa da organização, como um colega de trabalho.

Por consequência, os resultados do e-NPS não vão lhe ser úteis, pois estarão errados. Apesar de um RH baseado em dados ser importante, ele deve ser baseado em dados corretos. Portanto, ao aplicar o e-NPS, faça-o preservando o anonimato da avaliação.

Planeje a frequência do e-NPS

Uma métrica sozinha não possui utilidade. Ela deve ser analisada diante de outras variáveis para, assim, trazer análises produtivas da realidade. Uma das variáveis com as quais você pode trabalhar ao aplicar o e-NPS é o tempo. Para isso, basta aplicá-lo com uma frequência preestabelecida.

Vamos supor que você decida aplicar o e-NPS a cada trimestre. Se você tentou aumentar a satisfação da equipe com um projeto do RH e o e-NPS aumentou, há aí um dado interessante sobre a efetividade das ações.

Quando o resultado dos primeiros três meses é um, e o resultado dos próximos for outro, tente descobrir qual foi a diferença entre os dois períodos. Isso ajudará a avaliar a efetividade de intervenções na organização.

Esteja preparado para os resultados

O e-NPS é aplicado aos colaboradores que convivem cotidianamente na empresa. Devido a isso, às vezes, uma equipe tem expectativas e padrões de qualidade maiores do próprio local de trabalho.

Um funcionário da equipe que trabalha há anos na sua empresa sabe se um dia o local de trabalho já foi melhor ou pior, e levará sua experiência pessoal em conta ao responder.

Por causa disso, os resultados do e-NPS tendem a ser menores do que o de um NPS comum. Apesar de desafiador, manter a satisfação dos colaboradores é essencial, principalmente para reter os talentos das novas gerações.

Seguindo nossas dicas, você garantirá o sucesso da aplicação do e-NPS e, portanto, terá uma excelente medida para avaliar a satisfação dos membros de sua empresa. Quer mais estratégias para melhorar cada vez mais sua gestão? Então, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!

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