Candidatos Carreira Contratanet

10 dicas para ser efetivado no estágio

dicas para ser efetivado no estagio

Na maioria das carreiras, o estágio se mostra como uma ocasião valiosa para que o estudante aprenda mais sobre a prática da profissão para a qual está se preparando e seja contratado em uma empresa dentro de sua área de interesse. Só que, para que tudo dê certo e o estagiário aproveite bastante sua experiência, além de aumentar as chances de garantir seu futuro, deve-se destacar no ambiente de trabalho positivamente.

Os futuros empregadores, afinal, têm que olhar com bons olhos para o estagiário e imaginar quão bom profissional ele será. Se você está querendo desenvolver sua carreira na empresa onde está estagiando no momento, veja algumas dicas que poderão ajudá-lo a ser efetivado no estágio!

1 – Demonstre interesse pela empresa

Saber de algumas informações sobre a empresa para a qual se está indo fazer uma entrevista de emprego é uma dica básica para aumentar as chances de contratação. Mas como neste caso você já está dentro da empresa, como estagiário, o que importa é mostrar para as pessoas à sua volta, sobretudo aos seus superiores diretos, que possuem um grande e verdadeiro interesse por sua atividade e o que ela representa no mercado.

2 – Vista-se adequadamente

Cultivar uma boa aparência, usando os trajes mais apropriados para a sua profissão é um dos pontos altos do marketing pessoal. Seu modo de se vestir ajuda a criar uma boa imagem como as outras pessoas o veem, além de estimular a autoconfiança.

3 – Tenha uma gestão ótima de seu tempo

Não é só importante cumprir suas tarefas no prazo. Deve-se mostrar para as pessoas que você tem boa organização e sabe controlar bem o seu tempo dentro da empresa.

Apesar de se tratar do início da sua carreira profissional, uma boa organização demonstrará maturidade, aumentando ainda mais as suas chances de ser efetivado no estágio.

4 – Faça perguntas

Manter-se em contato habitual com os funcionários mais experientes a fim de lhes questionar coisas sobre o trabalho, vai deixar claro para as pessoas que você está interessado naquilo que vem desenvolvendo dentro da empresa e tem força de vontade para aprender.

É importante não ter medo de fazer perguntas, saber ouvir e reter as respostas e raciocinar sobre tudo que tiver aprendido. Afinal de contas, este é o objetivo do estágio, não é mesmo? Aprenda o máximo que puder!

5 – Saiba o que acham de seu desempenho

O feedback é algo importante para os colaboradores contratados da empresa, e seguramente também é assim para os estagiários. Portanto, mantenha-se informado sobre como vem sendo o seu desempenho, peça feedbacks, descubra onde você precisa se aperfeiçoar e quais são os seus diferenciais positivos.

6 – Seja observador

Preste atenção em como os profissionais mais experientes agem em cada situação e tente ver o que você pode assimilar em sua prática diária.

Lembre-se que, caso seja efetivado no estágio, você estará trabalhando lado a lado com aqueles profissionais, vivenciando seus desafios diários. Aprenda a desenvolver suas habilidades com a observação e ganhe muitos pontos para sua vida profissional.

7 – Leve o estágio muito a sério

Mesmo que as tarefas de um estagiário sejam de menor volume ou relevância dentro de uma organização, elas com certeza vão contribuir para os resultados e para os ganhos da empresa. Portanto, trabalhe obedecendo sua jornada e carga de serviços, como se fosse um profissional contratado, dando duro para gerar um impacto positivo no negócio.

8 – Relacione-se bem com os colegas de trabalho

A harmonia e o bom convívio em um ambiente laboral são condições extraordinárias para que haja um ótimo desempenho da equipe. Vale a pena se socializar bastante com as pessoas que trabalham com você, não apenas os iguais, mas também os superiores, sem necessariamente comentar muitas coisas de sua vida pessoal ou se mostrar muito informal em ocasiões que não permitam isso.

É importante construir um networking de alta qualidade no estágio, isso terá grande peso na sua vida profissional naquela empresa e também no mercado.

9 – Tenha flexibilidade para situações urgentes

Nem sempre vai ser possível cumprir algumas situações de horário, por exemplo, que tenham sido previamente estipuladas. Não é incomum em diversas atividades na iniciativa privada ter que ficar depois do horário de expediente normal.

Seja flexível e ganhe pontos com o patrão ou com o gerente de seu setor, assim você terá grandes chances de se tornar o profissional ideal para as vagas que surgirem.

10 – Faça também as tarefas maçantes do estágio

Muitos afazeres chatos e repetitivos são passados para que os estagiários cumpram. Se esforce para fazer os serviços que são mais interessantes e lhe vão apresentar oportunidades de maior aprendizado, mas não deixe de lado aquelas tarefas operacionais que são maçantes.

Se os gestores ou o dono do empreendimento ficarem convencidos de sua capacidade e maior dedicação, com certeza aumentarão suas chances de efetivação no estágio na hora em que houver uma vaga em aberto.

Não perca tempo e já busque a vaga de estágio ideal para você! Acesse o portal de vagas Contratanet e cadastre seu currículo para concorrer gratuitamente às melhores vagas de estágio e emprego do Brasil!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: