RH

3 dos principais indicadores de RH que você precisa conhecer

3-dos-principais-indicadores-de-rh-que-voce-precisa-conhecer.jpeg

Os indicadores de RH são ferramentas que ajudam a medir a eficácia e o valor de determinada estratégia, processo, resultados e outros elementos utilizados em uma empresa. De maneira objetiva, esses métodos contribuem para termos uma perspectiva mais clara sobre a situação da organização em geral ou de alguma das questões da mesma.

A partir disso, é possível fazer análises e avaliações, identificando de forma mais efetiva novos objetivos, focos e ações a serem tomadas, se necessário. Assim, tais indicadores são uma grande contribuição para o desenvolvimento e a manutenção de uma organização, sendo importante conhecê-los.

Para ajudar, vamos comentar neste post sobre 3 dos principais indicadores de RH. Confira!

1. Índice de rotatividade

O índice de rotatividade, ou turnover, indica a quantidade de colaboradores que entraram e que saíram da empresa em um determinado período de tempo. Com isso, é possível identificar questões como, por exemplo, baixa atratividade diante da concorrência e problemas na organização que levaram a uma alta taxa de rotatividade.

Esse indicador pode ajudar, entre outras coisas, a planejar o recrutamento e seleção com assertividade, quando houver necessidade desse tipo de processo. É preciso ressaltar aqui que é muito importante, também, ter cuidado para não perder os funcionários que já trabalham na empresa. Uma das medidas que podem ser tomadas é reavaliar ações implantadas dentro da organização.

2. Índice de produtividade

Esse indicador também pode ajudar a identificar informações relevantes. A produtividade é uma questão bem ampla, que envolve fatores diversificados. Assim, é necessário se lembrar de que ela pode variar de acordo com a função e com outros fatores.

Alguns dos elementos envolvidos nesse indicador são a otimização dos processos, a qualidade do serviço, a satisfação dos clientes internos e o cumprimento de prazos, entre outros. Existem também métricas específicas para cada tipo de processo e atividade. Dessa forma, é preciso identificar as melhores maneiras de se calcular essas taxas na sua organização.

3. Índice de clima organizacional

Esse é um elemento de grande importância para uma organização, pois influencia em diversos de seus fatores. O indicador de clima organizacional mede o nível de satisfação das equipes, ajudando a identificar medidas a serem tomadas e melhorias a serem feitas a favor dessa questão.

Uma das maneiras de se medir esse indicador é aplicando pesquisas ou questionários, em que os colaboradores possam se manifestar a respeito de fatores variados, como remuneração, oportunidades de crescimento na empresa, relacionamento com os gestores e atividades do dia a dia. É importante garantir aos funcionários que as respostas serão sigilosas e que eles não serão prejudicados de nenhuma forma.

É essencial que os indicadores de RH sejam medidos e analisados adequadamente, para levarem a resultados efetivos e estratégias positivas para seu negócio. Vale destacar que eles podem não ser o suficiente para tirar conclusões sobre alguma questão, mas com certeza são uma estratégia muito eficiente, que pode trazer grandes contribuições se utilizada corretamente.

Esses foram três dos principais indicadores de RH. Que tal aproveitar para se informar ainda mais agora e descobrir outras ações que podem favorecer seu negócio? Confira nosso post sobre como medir o retorno financeiro da sua empresa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: