Candidatos Carreira Contratanet

4 boas práticas para solicitar emprego em uma empresa

4-boas-praticas-para-solicitar-emprego-em-uma-empresa.jpeg

Não é novidade dizer que o grande número de profissionais em busca de recolocação aumenta a concorrência no mercado de trabalho. Assim, solicitar emprego até conseguir uma boa vaga pode se tornar uma tarefa complicada, não é mesmo?

Sem uma estratégia definida, pode ser ainda mais difícil conseguir uma boa oportunidade. Por isso, é importante se preparar e se organizar enquanto procura uma colocação profissional.

Para ajudar nesse desafio, preparamos este artigo com quatro dicas para você se destacar. Confira quais são as melhores formas de entrar em contato com uma empresa na hora de solicitar emprego e aumentar suas chances de contratação!

1. Atualize seu currículo

Sabemos que a principal ferramenta para conseguir trabalho é um currículo bem-feito. O documento deve estar sempre atualizado e com informações organizadas para ser mais atrativo ao recrutador.

Evite um currículo muito extenso e destaque suas experiências profissionais mais relevantes para facilitar a leitura e a compreensão.

É importante fazer uma revisão detalhada do currículo para não perder nenhuma oportunidade. Uma boa opção para melhorar seu documento é contar com a ajuda de um especialista no momento da revisão.

2. Pesquise sobre a empresa e o mercado

Um candidato bem informado certamente se destaca. Por isso, não tenha medo de pesquisar mais sobre a empresa em que deseja trabalhar. Busque informações sobre sua cultura, seu produto ou serviço, suas ações etc.

Conhecendo mais sobre a organização, você também entende seu funcionamento e será capaz, por exemplo, de responder de maneira mais sincera sobre por que gostaria de trabalhar lá.

Também é importante entender o negócio da empresa e estar sempre atualizado sobre o contexto econômico nacional e global do mercado. Isso, inclusive, pode ser abordado na etapa de entrevista ou dinâmica. Além disso, é indispensável conhecer a área na qual se deseja atuar.

3. Prepare uma apresentação

Com o currículo em ordem e com as empresas que você gostaria de trabalhar em vista, procure saber como você pode se candidatar as vagas da organização. Pesquise qual é a melhor forma de entrar em contato com a companhia. Afinal, se você for entregar o currículo pessoalmente em uma empresa que só aceita cadastros no site, por exemplo, correrá o risco de perder a viagem.

Atualmente, a maioria das empresas trabalha com candidaturas online. Nestes casos, envie seu currículo e prepare uma breve apresentação pessoal para a pessoa que vai receber a candidatura. Pratique a capacidade de síntese e escreva um pouco sobre a formação, o cargo almejado e explique, brevemente, por que se identifica com a empresa.

4. Faça contatos

Ter uma rede de contatos profissionais pode ser bastante proveitoso para que você conheça novas oportunidades de trabalho. É possível começar acionando colegas da faculdade ou frequentando eventos da sua área para conhecer profissionais atuantes.

Mais do que fazer um contato, é importante manter e investir nele de maneira adequada. Troque e-mails ou ligações solicitando conselhos sobre oportunidades de carreira. Demonstre que seu objetivo não é pedir um favor, mas trocar experiências que podem facilitar a sua contratação. Nesse contexto, o uso do e-mail é mais indicado, pois a pessoa responde quando puder.

Resiliência é uma das habilidades importantes para o sucesso. Por isso, mesmo que não conquiste a contratação em suas primeiras tentativas, não desista! Busque se preparar para as próximas chances e encare a experiência de cada processo seletivo anterior como um aprendizado.

Agora que já sabe como solicitar emprego em uma empresa, comece dando o primeiro passo e busque a vaga ideal para você no portal Contratanet! Cadastre seu currículo gratuitamente e se candidate às melhores vagas.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: