Empresas RH

4 dicas para integrar novos funcionários rapidamente

Os processos de integração de novos funcionários são fundamentais para que a contratação tenha bons resultados. Nada adianta contratar um bom funcionário, mas perdê-lo no dia a dia. É necessário estabelecer um processo de inserção psicológica e funcional dos novos funcionários nas empresas, de modo que eles possam adaptar-se as novas atribuições e a cultura organizacional. Mas como?

Todas as empresas devem criar programas bem elaborados para a integração dos novos funcionários. Elaborados não é sinônimo de caro, demorado ou complexo. Neste post, você verá como fazer esses programas para que os colaboradores se integrem rapidamente.

1. Criar um planejamento

O primeiro passo para implementar um programa de integração nas empresas é criar um planejamento que seja simples e de fácil entendimento. Neste documento, será detalhado todos os assuntos necessários para que o novo funcionário faça diferença no novo emprego.

Os conteúdos fundamentais também devem estar em tópicos, como a missão, visão e valores da empresa, sua história e estrutura organizacional, as normas e procedimentos que impactarão no desenvolvimento do trabalho, além de atribuições do cargo e as principais competências e habilidades que são esperadas.

A duração pode variar de algumas horas até uma semana, tudo irá depender das estratégias e disponibilidade da empresa.

2. Ter apresentações diferenciadas para integração de novos funcionários

Lembra daquela famosa frase “ações iguais levam a resultados iguais”?! Pois é. É fundamental criar apresentações diferenciadas para inserir os novos funcionários no ambiente da empresa. Vale usar imagens, vídeos, cores e tudo o que a criatividade permitir. Os eventos de boas-vindas também surtem muito efeito, já que proporcionam um ambiente mais descontraído.

Nessas ocasiões, é interessante criar alguns comitês de boas-vindas, compostos por colaboradores veteranos. Tais pessoas terão a atribuição de apresentar a pessoa para outros funcionários, sendo referência para quem está chegando. Os “padrinhos” dos novatos, isto é , o membros do comitê, devem estar alinhados aos objetivos da empresa.

A preocupação com o apresentador fará a diferença nas integrações, ele precisa ser alguém competente, comunicativo e com habilidade para responder questionamentos. O fundamental nessas apresentações é ter um bom conteúdo e uma boa didática para transmiti-lo.

3. Treinar os colaboradores

No momento de integração é fundamental que o novo funcionário tenha acesso a todo tipo de informação que seja relevante para seu desenvolvimento no trabalho. Mas as informações inconsistentes, quando multiplicadas, podem ser um grande problema, transformando a cultura organizacional em algo diferente do que realmente é.

Por isso, os treinamentos dos colaboradores são fundamentais para o sucesso dos programas de integração. Toda a empresa precisa estimular o novo funcionário não só com regras e papeladas, mas com as partes legais da empresa, para que assim o novo integrante se sinta parte do time.

4. Dar feedback

Após a integração, os gestores de Recursos Humanos precisam fazer uma avaliação de todo o processo, o chamado feedback. Nesse momento, é importante avaliar tudo o que foi feito, colher opiniões sinceras de quem participou do processo e sempre replanejar os processos, mantendo-se sempre atualizado, para acertar cada vez mais.

Tenha em mente que o novo funcionário precisa entrar da empresa sabendo o que ela é e qual o seu papel. Quando esse objetivo é atingido, o programa é eficaz.

Quer saber mais dicas sobre integração de novos funcionários? Assine nossa newsletter e confira as últimas novidades relacionadas a área de Recursos Humanos.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: