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4 dicas para quem quer ser um profissional freelancer

A atividade de freelancer cresce exponencialmente. A busca não é apenas por parte do profissional, mas também das empresas. Trata-se de uma oportunidade mais econômica para algumas necessidades diárias.

Na prática é benéfico para as duas partes. As organizações podem pagar menos do que precisariam com um funcionário em regime de CLT. O freelancer também pode se aproveitar dessa situação recebendo mais do que seria caso fosse um empregado fixo.

Ao contrário do que muitos imaginam, porém, a atividade de freelancer não é uma invenção recente. Já existia desde os tempos antigos da Idade Média com profissionais disponibilizando seus trabalhos em troca de recompensas. O que acontece atualmente é apenas uma adaptação para a realidade contemporânea.

Caso você queira atuar como freelancer certamente precisará cuidar de detalhes importantes para o seu sucesso. Confira a seguir 4 dicas para ser um profissional freelancer.

  1. Networking é essencial

A sua rede de contatos será primordial para o sucesso, especialmente nos primeiros momentos da sua ocupação profissional. É através de indicações que os trabalhos vão se multiplicando e tornando as atividades mais factíveis e recorrentes.

Isso é ainda mais importante para profissionais que não possuem um portfólio. Sem trabalhos anteriores como novos clientes poderão julgar se valerá ou não a pena investir nos seus trabalhos?

Portanto, cuide muito bem do seu networking. Se você trabalha em uma empresa e pensa em tornar-se mais independente não deixe de caprichar na sua impressão profissional e criar os primeiros vínculos com seus atuais colegas de trabalho.

  1. Invista em marketing pessoal

Você deve ter muito claro na sua cabeça uma diferença vital para um profissional freelancer e outro contratado por uma empresa específica. E essa diferença está no marketing.

Pense em alguém que trabalhe para uma empresa. Esse profissional tem automaticamente um nome por trás da sua apresentação. É comum que ela aconteça com algo do tipo “olá, sou o fulano da empresa X”. O freelancer não tem essa possibilidade.

Ora, se ele não tem como se apresentar e beneficiar-se do posicionamento de uma marca é evidente que precisará buscar novas alternativas para trabalhar a sua visibilidade junto aos seus clientes. E para isso não há como fugir do marketing pessoal.

Não confunda marketing pessoal com algo voltado ao ego ou ganhar status. A função desse modelo de marketing é única e simplesmente aparecer aos seus clientes e tornar mais possível que eles o contratem. E buscar o marketing pessoal é muito importante nesse processo.

  1. Use a internet a seu favor

Em tempos de internet é preciso usar dos canais de comunicação do mundo digital para o seu marketing pessoal. Um site profissional é de grande valia. Acima de tudo, ele é capaz de passar uma imagem importante de profissionalismo.

Outro aspecto a ser explorado está nas redes sociais. Há um grande público presente nessas plataformas e, inclusive, muitos potenciais clientes. Saber como trabalhar as redes sociais pode ajudar bastante para quem quer trabalhar como freelancer.

E ao pensar nas redes sociais não se deve focar apenas no LinkedIn. Embora a presença nessa plataforma seja recomendável pensando no lado profissional, outras também podem contribuir.

É o caso do Facebook. Montar um perfil profissional e compartilhar conteúdos relevantes ao seu segmento pode ajudar bastante nesse processo. Assim aumentam as possibilidades de conquistar espaço no mercado de trabalho.

  1. Busque automatizar os seus processos

Independente da sua área de atuação, todo profissional precisa adaptar-se ao mundo digital e aproveitar as vantagens da tecnologia a favor dos processos internos. Esse uso não permite apenas agilidade, mas também uma melhora considerável de desempenho e do seu controle financeiro.

Muitas empresas, por exemplo, vem apostando em sistema ERP online para melhorar o desempenho sobre as análises de diversos departamentos. Assim, a tomada de decisão passa a ser mais assertiva e veloz.

Um freelancer também precisa buscar a automatização de processos. Existem muitos sistemas de gestão online e sistemas que podem ajudar nesse aspecto. Cabe a você identificar as necessidades principais da sua área e entender como a tecnologia pode torná-lo melhor e mais produtivo.

Gabriela Vitória
Gabriela Vitória
Autora convidada da Contratanet, Gabriela Vitória é redatora do GestãoClick.

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