Carreira

5 áreas de atuação na administração que você deve conhecer

Será que você realmente já pensou em todas as possíveis áreas de atuação na Administração? Essa é uma formação bastante diversificada: os cursos contemplam desde matérias de humanas até de exatas e de gestão estratégica. Isso permite que os graduados se encaixem em diferentes setores do mercado, exercendo variadas funções. 

Na hora de procurar uma vaga de emprego, portanto, é importante considerar todos os caminhos à sua frente. Talvez hajam oportunidades onde você nem imaginou!

No post de hoje, vamos mostrar cinco dos principais exemplos de áreas de atuação na Administração. Ficou curioso? Então, continue lendo e mantenha a mente aberta!

1. Administração financeira

Uma das possibilidades de um administrador é atuar na gestão financeira de uma empresa. O profissional vai realizar análises da economia do mercado, do crédito da companhia e dos riscos de suas ações, além de cuidar do planejamento de gastos, fazer diagnósticos financeiros e participar das demais atividades ligadas a esse assunto.

2. Logística

Nessa área, o profissional de Administração atua com diversos procedimentos que permitem o sucesso das ações de um negócio. Ele vai se preocupar com a estocagem de matérias-primas e de produto, com as condições seu transporte, com as melhores formas de aquisição e distribuição, com a organização de eventos da empresa e por aí vai. Dependendo do seu segmento, ele também participará de projetos fora da organização ou em conjunto com outras áreas.

3. Administração de Recursos Humanos

Sim, o setor de RH também é uma possibilidade. Nele, o graduado em Administração vai participar da criação de planos de carreira, da definição de um plano de cargos e salários, da realização de treinamentos e outras capacitações e das demais estratégias de gerenciamento de pessoas. Serão levados em conta fatores como a cultura organizacional, as relações humanas, entre outros.

4. Gestão estratégica

O planejamento estratégico é um dos grandes focos do curso de Administração, certo? Bom, o graduado também poderá atuar diretamente nessa área. Ao conseguir uma colocação na gestão, ele vai analisar o contexto da empresa, suas dificuldades, objetivos e seus pontos fortes. A partir daí, poderá traçar metas e criar planos de ação detalhados, que vão ajudar na solução de problemas e no desenvolvimento organizacional.

5. Marketing

Muitos se esquecem dessa possibilidade, julgando que apenas profissionais da comunicação atuam na área. A verdade, no entanto, é que o graduado em Administração também pode trabalhar com Marketing. Ele atua analisando projetos, estudando o público-alvo, traçando objetivos e buscando criar uma imagem positiva para a empresa, entre outras funções.

Esses foram apenas alguns exemplos, pois um administrador ainda pode atuar em diversas outras áreas. Isso inclui consultorias, auditorias, administração de produção, comércio exterior e muito mais. Portanto, preste bastante atenção às oportunidades!

Esperamos que tenha gostado de conhecer possíveis áreas de atuação na Administração. Quando nos formamos, é normal nos sentirmos um tanto perdidos, mas conhecer as suas possibilidades já é um ótimo passo para achar um caminho. Que tal entrar em contato e saber mais sobre nossos serviços? Queremos ajudar você a encontrar a vaga certa!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: