Candidatos Carreira

5 dicas de como comportar na primeira entrevista de emprego

Se preparar para a primeira entrevista de emprego não é fácil! O nervosismo toma conta, surge a incerteza de ser capaz de corresponder às expectativas e fica a dúvida de como será a processo de seleção. Esses sentimentos são completamente normais, mas existem algumas dicas para encarar essa etapa de maneira mais equilibrada e tranquila. Para saber as 5 dicas de como se comportar na primeira entrevista de emprego, confira o post a seguir!

Prepare seu currículo

Antes mesmo de ir para a entrevista, o candidato deve dedicar algum tempo preparando seu currículo, que deve ser atraente e informativo para o entrevistador e não apresentar erros de português. Por isso, peça para alguém revisar seu currículo antes de entregá-lo. Se você está na faculdade ou concluiu o ensino superior, não é necessário colocar informações sobre o ensino médio.

Não esqueça de informar um segundo idioma e quais são seus objetivos profissionais. Não é necessário colocar atividades que não tenham relação com o cargo pretendido, mas se elaborou algum projeto ou atividade relacionados com as atividades da empresa, coloque de maneira objetiva no currículo.

Conheça a empresa

Pela internet, é possível obter informações sobre a empresa na qual você fará entrevista e o que eles esperam dos candidatos a determinado cargo. Estudar a empresa é importante para que o entrevistador veja que você está realmente interessado no cargo e comprometido com as características do lugar. Entenda bem quais são os produtos ou serviços que a empresa oferece e faça a relação de como você pode colaborar com o time e com o crescimento do empreendimento.

Cuide da postura e da linguagem

Por mais que não tenha experiência com o processo de seleção e que essa seja a sua primeira entrevista de emprego, adote uma postura confiante e tranquila. Se você se preparou antes, não tem por que ficar inseguro. O recrutador está bastante acostumado com candidatos com nenhuma ou pouca experiência profissional, então não se preocupe em fingir ou mentir que teve experiências anteriores — isso só vai prejudicar sua imagem. Cuide bastante da linguagem para não usar gírias e, com certeza, nenhum palavrão. Cuidado também com a linguagem corporal.

Vista-se de maneira adequada

Para saber como se vestir na sua primeira entrevista de emprego, novamente, estudar a empresa é essencial. Poucas empresas exigem do funcionário um traje formal, mas é importante não vestir algo muito casual para demonstrar seriedade e profissionalismo. Tente descobrir de que maneira os funcionários se vestem para não usar algo muito diferente, formal ou informal demais.

Prepare-se para as perguntas

O recrutador vai fazer várias perguntas para entender qual é o seu perfil e se ele se encaixa nas necessidades da empresa. Não é preciso ficar muito ansioso, pois são questões sobre o seu histórico pessoal, acadêmico e profissional, que você conhece muito bem, mas tenha em mente algumas respostas para mostrar para o entrevistador que você pode colaborar de maneira positiva com a empresa e com os seus conhecimentos. Deixe claro que, apesar da inexperiência profissional, você tem interesse em aprender e crescer.

Além de se preparar bem para a sua primeira entrevista de emprego, esteja ciente da possibilidade de não dar certo. Não depende somente de você e essa experiência certamente te dará mais confiança para a próxima entrevista. As oportunidades virão; por isso, esteja preparado!

O artigo foi útil? Tem alguma dica para se dar bem na primeira entrevista de emprego? Conte para nós nos comentários!

 

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: