Empresas RH

5 dicas essenciais para gestão de talentos na sua empresa

Com o mote de reter funcionários qualificados tão relevante quanto atrair novos, as empresas têm dado grande importância à gestão de talentos. Isso porque os altos custos para contratar e treinar novos colaboradores, desmotivação de membros das equipes, gasto de tempo e dinheiro na terceirização de mão obra vem gerando grandes preocupações.

Caminhando para uma gestão de talentos mais eficiente, diversas práticas podem ser aplicadas, tais como fazer análise individualizada dos colaboradores e sugerir desafios mais ousados para a equipe.

Quer dinamizar a gestão de talentos da sua empresa? Acompanhe este texto e confira 5 dicas primordiais para identificar e gerir os talentos.

1. Realize uma análise personalizada do colaborador

Não somente as dinâmicas de grupo são interessantes para avaliar o desempenho de colaboradores. Uma análise mais individualizada também permite apurar outros aspectos. Com uma análise personalizada é possível saber o histórico de atuação daquele colaborador, os resultados gerados e como ele têm se destacado perante os demais.

Assim, vai ser mais fácil de identificar os membros da equipe que estão buscando fazer um bom trabalho. Fique de olho nestes, pois podem ser os talentos responsáveis pelo sucesso da empresa.

2. Faça uma gestão de talentos mais de perto

Enquanto os colaboradores desenvolvem suas tarefas e projetos, é preciso aproveitar esse momento para observá-los. Com um contato próximo a eles, analise como são estruturadas as metas e como eles agem para colocá-las em prática.

Perceba se entenderam de fato as metas requisitadas e repare naqueles que se esforçam mais para executá-las. Se perceber uma queda na produtividade, tente incentivar a participação de todos. O importante é cada um demonstrar seu potencial.

3. Ofereça chances de crescimento

“O esforço tem que valer a pena”. Essa frase deve ser incorporada pelos colaboradores. Ajude-os a entender isso! Mostre a eles que terão chances de crescer dentro da empresa. É interessante não atribuir esse crescimento apenas à remuneração, mas também ao aprendizado e aos desafios.

O estímulo deve convergir na oferta de cargos de responsabilidade. Dessa forma, eles perceberão que as oportunidades profissionais requerem bom desempenho e maturidade, elementos essenciais para a cultura organizacional.

4. Envolva os colaboradores em causas desafiadoras

Nas equipes que compõe a empresa é comum encontrar, principalmente entre novos funcionários, uma pessoa mais quieta, tímida e bastante reservada. Esse pode não ser o comportamento real dela, pois ela aguarda um momento de estímulo para poder se destacar. Ofereça essa oportunidade!

Geralmente as pessoas mostram seus talentos potenciais quando são desafiadas, sendo assim, envolva toda a equipe em tarefas mais complexas e que saem do senso comum. Em breve, os colaboradores vão se surpreender com as novas competências que eles achavam que nunca poderiam conquistar.

5. Desenvolva a empatia

Quem não tem a disposição para receber opiniões e críticas não se destaca no mundo corporativo. Não é à toa que uma das características dos líderes talentosos é a capacidade de ouvir com empatia. Exercite essa competência na sua equipe!

Crie situações em que os colaboradores precisam se colocar no lugar de seus pares. Depois, sugira que cada um faça julgamentos sobre o desempenho dos outros e avalie quem sabe ouvir com compreensão. Essa dinâmica faz parte da metodologia de desenvolvimento de liderança, facilita na definição de papéis e na identificação de talentos.

E então, aprovou as sugestões do texto? Que tal ficar por dentro de mais assuntos seguindo nossa página no Facebook?

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: